São Paulo, segunda-feira, 13 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VÔLEI

Façanhas e revelações

CIDA SANTOS
COLUNISTA DA FOLHA

A rodada do fim de semana da Superliga Nacional mostrou que os fortes também tropeçam. O Banespa, do atacante Murilo, e o BCN/Osasco, de Fernanda Venturini, perderam a invencibilidade. Os autores das façanhas foram o MRV-Minas, de Elisângela, que deu um show de bola, e a Unisul, do jovem Wallace.
Mais do que vencer o time de Osasco, a equipe mineira conseguiu algo raro no vôlei: uma grande virada no placar.
Em um esporte no qual todo erro é ponto, é muito difícil marcar nove pontos seguidos. No terceiro set, o Minas perdia por 24 a 17. Diante dessa vantagem, quem iria duvidar que o BCN ganharia?
O Minas contrariou a lógica e, em uma sequência de jogadas perfeitas, virou o set e venceu por 26 a 24. Depois dessa reação, a sorte do jogo ficou selada. Em qualquer bolsa de apostas, todas as fichas seriam depositadas no time mineiro. E foi o que aconteceu: a vitória se deu por 3 sets a 1.
No Minas, atual campeão brasileiro, duas boas-novas: a atacante Elisângela, maior pontuadora da partida -fez 19 pontos-, parece de volta à boa forma. A questão é se ela vai manter a regularidade nas próximas partidas. Se conseguisse isso, seria a principal atacante de força do vôlei brasileiro.
O outro destaque é uma revelação do Minas: a central Fabiana, de 17 anos e 1,93 m. Ela entrou no primeiro set no lugar da Marina e não saiu mais de quadra. Marcou 13 pontos e foi um paredão no bloqueio, marcou quatro pontos nesse fundamento.
Aliás, lá por Belo Horizonte o que não faltam são novos talentos. Quem está acompanhando a Superliga já deve ter percebido novas caras no Telemig-Minas, atual tricampeão brasileiro e líder do torneio. Todos são candidatos a ocupar as vagas de Dante e André Nascimento, que foram jogar no exterior neste ano.
Entre os novatos, o que mais tem se destacado é Samuel Fuchs, um atacante de muita força, de 18 anos e 2,00 m. No currículo, um título mundial com a seleção infanto-juvenil em 2001, no Egito. Ele é de Curitiba e está há dois anos na equipe mineira.
Na temporada passada, Samuel entrou só duas vezes em quadra para defender o Minas. Neste ano, já é o segundo atacante mais eficiente da Superliga. Em 166 ataques, colocou 90 vezes a bola no chão e só cometeu 22 erros. O aproveitamento do atacante é de 40,96%, inferior apenas ao de Orlando, do Palmeiras.
O técnico do Minas, Cebola, também parece animado com a nova geração. Depois da vitória contra o Bento Gonçalves, chegou a declarar que o seu time precisa jogar com mais emoção e coração. Qualidades que, segundo ele, os novos jogadores têm e que estão faltando aos atletas mais experientes da equipe.
Também foram dois jovens atacantes os destaques da Unisul, o time que conseguiu a outra façanha da rodada do fim de semana: derrubar o Banespa, que tinha sete vitórias seguidas e era o último invicto no torneio masculino. O nome deles? Wallace, 19 anos e 2,05 m, e Zago, 21 anos e 1,93 m.
Mas vale uma menção honrosa ao Nei, o central do Banespa, de 30 anos e 1,95 m. Ele foi o maior pontuador do seu time e o segundo do jogo, com 15 pontos assinalados, algo raro para um atacante de meio. Para ter uma idéia do seu aproveitamento, das 17 bolas que atacou, colocou 11 no chão.

Italiano

O Sisley Treviso, dos atacantes Papi e Fei, foi o time com a melhor campanha no primeiro turno do Campeonato Italiano. Em 13 rodadas, teve apenas duas derrotas. O Modena, do brasileiro Dante -que ainda está fora da equipe por causa de uma contusão-, ficou em segundo lugar, com três derrotas. O Macerata, de Nalbert, acabou em terceiro; o Ferrara, de Giba e Gustavo, em sétimo; o Cuneo, de Giovane, em oitavo; e o Verona, de Kid, em 11º lugar.

Novo técnico

O anúncio oficial de quem será o novo comandante da seleção masculina da Itália deverá acontecer no dia 25 de janeiro. Na última semana, o técnico Gian Paolo Montali esteve reunido com Carlo Magri, presidente da Federação Italiana de Vôlei. Os dois vão voltar a se encontrar nesta semana. Montali tem contrato com o Milano até o ano que vem e precisa acertar a sua situação em seu clube para poder ser efetivado como o novo técnico da seleção.

E-mail cidasan@uol.com.br


Texto Anterior: Corinthians e São Paulo estão fora da Copa SP
Próximo Texto: Futebol - José Geraldo Couto: Julinho no campo do mito
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.