São Paulo, segunda-feira, 13 de fevereiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VÔLEI

Mudança de comando

CIDA SANTOS
COLUNISTA DA FOLHA

Q uem diria, Ricardo Navajas e sua comissão técnica foram afastados do comando da Ulbra-São Paulo no meio da temporada. Uma situação rara no vôlei brasileiro, principalmente com um técnico dono de um currículo como o de Navajas: três títulos brasileiros e nove paulistas no comando do Suzano.
Os motivos da crise foram as nove derrotas seguidas do time e o desgaste que elas provocaram entre comissão técnica, jogadores e dirigentes. O gerente de esportes da Ulbra, Roberto Tietz, passou a dirigir o time e, no sábado, já conseguiu uma grande vitória: 3 sets a 2 sobre o Banespa.
Navajas diz que estava esgotado, estressado e com problemas na coluna. Por isso, conta que em novembro já tinha pedido à direção da Ulbra para sair do comando. Segundo ele, na época os dirigentes negaram. Mas, na última semana, veio o anúncio do afastamento da comissão técnica.
Navajas fala que tanto ele como os outros integrantes da comissão técnica se sentiram ofendidos com essa decisão. Segundo ele, a princípio o afastamento seria por cinco partidas. Fora da direção do time, Navajas continua no projeto. Ele é o coordenador de vôlei de Ferraz de Vasconcelos, parceira da Ulbra na equipe.
Para quem não lembra, depois da desativação do time de Suzano, Navajas e seu assistente técnico, João Marcondes, conseguiram o apoio da Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos e de mais três patrocinadores. Para formar uma equipe mais forte, foi feita uma parceria com a Ulbra, do Rio Grande do Sul.
O problema é que todo esse processo foi demorado. Resultado: quando foram formar o time, os principais jogadores já tinham acertado contratos com outros clubes. Navajas fala que a equipe ficou limitada. Com uma má campanha na Superliga, as pressões começaram a crescer.
Navajas se prepara agora para trilhar novos caminhos. Diz que só volta a ser técnico se aparecer uma proposta muito boa. O plano imediato é ser o coordenador técnico do time de vôlei de Ferraz de Vasconcelos na próxima temporada. Para técnico, ele já tem o nome definido: João Marcondes.
Ou seja, Navajas foi afastado da comissão técnica, mas continua com poderes. É ele que responde por Ferraz de Vasconcelos.
Resta saber se haverá acordo com a Ulbra para uma renovação da parceria na próxima temporada. Em caso positivo, fica outra questão: quem terá mais poder na hora da decisão?
Outro fato que agitou o vôlei na última semana foi a denúncia de ofensas racistas sofridas pelo atacante Dirceu no jogo entre Florianópolis e Bento Gonçalves, realizado na cidade gaúcha. O jogador teria sido chamado de "macaco" e "película" (como os sulistas chamam o insulfilm).
Os dirigentes de Bento divulgaram uma nota oficial negando atitudes racistas da torcida. O certo é que no jogo seguinte, contra Campinas, o time de Florianópolis jogou com pulseiras brancas e pretas, em ato contra o racismo. Uma campanha necessária já que não é possível tolerar manifestações racistas.

Italiano 1
O Trentino, de André Nascimento e do técnico Radamés Lattari, foi a decepção da última rodada do Campeonato Italiano. O time perdeu do Cagliari, o lanterna do torneio, por 3 sets a 0 (25/ 21, 25/21 e 25/20). O resultado causou mais surpresa porque há duas rodadas o Trentino tinha vencido o Treviso, do central Gustavo, o líder do torneio.

Italiano 2
O Perugia, da levantadora Fofão e da central Walewska, e o Pesaro, da oposta Sheila, ficaram fora da grande final da Copa Itália. Nas semifinais, o Perugia foi derrotado pelo Monte Schiavo por 3 sets a 2 (27/25, 23/25, 25/19, 21/25 e 15/12). Já o Pesaro tropeçou diante do Bergamo, também por 3 sets a 2 (22/25, 25/20, 25/19, 16/25 e 15/11). Sheila foi a maior pontuadora do jogo, com 20 pontos.

E-mail: cidasan@uol.com.br

Texto Anterior: Copa 2006: Estrela do hexa deve ser desafio na camisa da seleção
Próximo Texto: Panorâmica - Basquete: Brasil perde Brobró, campeão mundial em 59
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.