UOL


São Paulo, domingo, 13 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Caminho no Mundial pode ficar mais difícil

DA REPORTAGEM LOCAL

Se uma alteração nas regras e no número de competidores facilitaria em tese o caminho do Brasil para a Copa, poderia virar, igualmente em tese, um tormento para a seleção depois que o passaporte para a Alemanha já estivesse carimbado.
Pelo novo regulamento, as 36 seleções classificadas para a Copa seriam divididas, por sorteio, em nove grupos com quatro times cada um.
A dificuldade da nova regra estaria já na primeira fase. Ao contrário do que acontece desde 1982, quando 24 seleções disputavam o torneio, um segundo lugar na etapa inicial pode não significar uma vaga nas oitavas.
Isso porque, pelo novo regulamento, ganhariam vaga os nove primeiros de cada grupo mais os sete melhores segundos colocados. Com 16 times, a segunda fase continuaria sendo disputada em partida única, eliminatória.
Desde que as Copas passaram a ser inchadas, o caminho das seleções só ficou mais difícil. De 1982 a 1994, até o terceiro de uma chave poderia se classificar.
Isso acabou em 1998, quando o Mundial passou a ter 32 equipes. Os maiores reflexos disso aconteceram no ano passado, quando favoritas como França, Argentina e Portugal caíram ainda na primeira fase do torneio.
Na mesma edição, o grupo do Brasil levou dois times à semifinal. O time de Luiz Felipe Scolari, que acabou pentacampeão, e a Turquia, uma das maiores surpresas no torneio asiático.



Texto Anterior: Exclusivo: Costurado acordo para inchar a Copa de 2006
Próximo Texto: O que ver na TV
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.