UOL


São Paulo, domingo, 13 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PINGUE-PONGUE

Responsabilidade vira inspiração para jovem atleta

DA REPORTAGEM LOCAL

Ser a principal esperança do selecionado de maior prestígio da natação. A responsabilidade que Michael Phelps carrega para a próxima Olimpíada é grande, mas não assusta o nadador.
Ao contrário, ele vê nessa expectativa uma fonte de inspiração. "Adoro estar sob toda essa pressão. Isso sempre me ajuda a cumprir os objetivos."
Na entrevista concedida à Folha, Phelps também falou sobre o relacionamento com o astro Ian Thorpe e suas ocupações fora das piscinas. (GR)
 
Folha - Você já virou a principal aposta dos EUA para os Jogos de Atenas. Isso o preocupa?

Michael Phelps - Há duas formas de lidar com a pressão. Ou você fica se cobrando o tempo todo e acaba prejudicando suas performances, ou usa isso a seu favor, percebendo que as pessoas estão acreditando e torcendo por você. Eu prefiro seguir o segundo modo.

Folha - Os desempenhos dos australianos nos últimos anos colocaram em xeque a hegemonia dos EUA na natação. Você acha que suas performances podem simbolizar uma "ressurreição" do esporte no país?

Phelps - Acredito que a natação norte-americana sempre foi a melhor. Nos últimos anos, surgiu uma grande geração da Austrália, mas continuamos competitivos. Agora, acho que nós também formamos um bom time de talentos.

Folha - Você se tornou o único nadador capaz de ganhar mais medalhas que Ian Thorpe em provas individuais. Você o conhece? Já nadou contra ele?

Phelps - Acho que posso dizer que somos amigos. Sempre conversamos quando nos encontramos em competições. Ele é um nadador incrível, muito talentoso, mas não nadamos as mesmas provas. Só cruzei com ele em revezamentos.

Folha - Você tem apenas 17 anos. O que faz para espairecer quando não está treinando?

Phelps - Eu costumo jogar videogame. Mas até nisso procuro esporte. Meus jogos favoritos são os que simulam partidas de algumas modalidades. Gosto, especialmente, dos simuladores da NHL [liga de hóquei da América do Norte".



Texto Anterior: Natação: EUA celebram seu prodígio das piscinas
Próximo Texto: Tênis: Antes de estréia, Guga se dedica à caridade
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.