UOL


São Paulo, terça-feira, 13 de maio de 2003

Próximo Texto | Índice

PAINEL FC

Revolução francesa
Diretores e o presidente do Conselho Deliberativo do São Paulo, Luiz Cássio Werneck, decidiram pedir a cabeça do vice Márcio Aranha. Acham que ele é o responsável pela crise política no clube, que culminou com a demissão de Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco.

Promissória
Os cartolas vão cobrar de Marcelo Portugal Gouvêa uma antiga dívida. O presidente prometeu a mais de um diretor que Aranha não emplacaria o segundo ano de seu mandato.

Tesoura
Cinco dos juniores que foram promovidos por Oswaldo de Oliveira voltarão a treinar com Cilinho. Paulo Kraus, Marco Antonio, Fábio Santos, Edcarlos e Matheus disputarão um torneio de aspirantes promovido pela Federação Paulista. A ordem veio da presidência.

A sós
Gouvêa e Leco voltaram a se falar ontem, quando o ex-diretor foi ao CT se despedir dos jogadores. Marcaram um jantar, só para os dois, para conversarem sobre a demissão.

Fritura generalizada
O descontentamento em relação a Jair Picerni não se resume apenas à cúpula do Palmeiras. Jogadores reclamam que o time não tem padrão tático e que não há sequer uma jogada ensaiada.

Pelo telefone
Mustafá Contursi vem recebendo pressão diária para mandar Picerni embora já.

Com os meus
José Carlos Brunoro ainda não respondeu se aceita ser "assessor do futebol" no Ministério do Esporte. Mas colocou condições: quer levar pessoas de sua confiança para Brasília.

Sem o capitão
Com isso, deve cair por terra a vontade de alguns integrantes do ministério, que gostariam de ver o tetracampeão Dunga, integrante do Conselho Nacional do Esporte, a sereviço da pasta.

Onipresente
Pelé não emplacou o Santos na Copa da Paz, mas o time que o projetou está de alguma maneira na competição. No site oficial (www.wpkc.com), os ex-são-paulinos Raí e Edu disputam bola com um santista.

Vila olímpica
A Vila Belmiro será o primeiro estádio a receber vistoria de funcionários da Prefeitura de São Paulo. O local deve ser uma das sedes do futebol se a candidatura aos Jogos-2012 prosperar.

Outro lado
Carlos Arthur Nuzman negou ter tido influência na escolha do Rio como trajeto da tocha olímpica de Atenas-04, acusação feita reservadamente por Lars Grael. O presidente do COB disse que não se mete na disputa entre São Paulo e Rio pela candidatura brasileira à Olimpíada.

Imortal
Scolari não se livrou de antigos fantasmas. O professor João Paulo Medina, amigo do técnico, abriu a série de perguntas após palestra ontem com um "Por que você não convocou o Romário"? Enquanto a platéia gargalhava, veio a seca resposta: "Passa para a próxima".

Bê-à-bá
Medina, outro palestrante do evento, não deu trégua a Scolari, em quem deu um puxão de orelhas. "Ele está dando os primeiros passos na informática, mas não tem e-mail. Para falar com ele tenho que antes mandar uma mensagem pro Darlan [Schneider, sobrinho do técnico]."

Choque de realidade
Sobre o Palmeiras, Scolari disse que o time só sobe se se acostumar à idéia de que está na Série B. Para ele, a ficha não caiu.

Ele fica
O BCN nega, mas o técnico José Roberto Guimarães viajou para fazer o caminho de Santiago (ESP) de contrato renovado.

E-mail:
painelfc.folha@uol.com.br

DIVIDIDA

De Brunoro, sobre ressalvas da CBF e do Clube dos 13 a ele:
- Essas pessoas nunca sentaram numa mesa comigo, nunca ouviram minha opinião. É precipitado fazer comentários.

CONTRA-ATAQUE

O italiano sem charme

O Real Madrid está cercado por todos os lados de times italianos na Copa dos Campeões. Se passar pela Juventus amanhã, fatalmente encontrará o Milan ou a Internazionale na final.
Mesmo com essas pedreiras pela frente, o diretor do time, o argentino Jorge Valdano, encontra tempo para meditar.
Apelidado de "El filósofo", usou a cultura de cada país para definir os vários futebóis locais.
Sobre o Brasil, carregou no exotismo ("Eles jogam como dançam"). Para os alemães, sobrou ironia ("Jogam como fazem carros, com eficiência técnica e pouca imaginação"). Para os ingleses, também ("Correm como se só chovesse").
O único paradoxo foram os italianos, seus rivais imediatos:
- Em várias áreas, exportam estilo ao mundo, mas no futebol massacram o talento individual.


Próximo Texto: Luxemburgo, de novo top de linha, busca recordes
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.