UOL


São Paulo, terça-feira, 13 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BASQUETE

Ala-pivô do Barcelona, campeão da Euroliga, aparece entre 8 primeiras escolhas na previsão de especialistas

Anderson, 20, é inscrito no draft da NBA

ADALBERTO LEISTER FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

O ala-pivô Anderson Varejão, 20, confirmou ontem que está inscrito no draft da NBA. O jogador é o segundo brasileiro no vestibular para a liga norte-americana.
Anteriormente, o armador Leandrinho, que deixou o Bauru durante o Nacional, havia sido incluído na disputa por uma vaga na NBA. A escolha está marcada para 26 de junho, no Madison Square Garden, em Nova York.
"Botei meu nome no draft, mas não sei de nada ainda. Minha transferência vai depender do Barcelona", afirmou o jogador.
A presença dos dois brasileiros no draft acontece após outro atleta do país, o ala-pivô Nenê, ter feito uma boa temporada pelo Denver Nuggets. Anteriormente, dois brasileiros -Rolando e Pipoka- haviam jogado na NBA, mas com participações discretas.
Anderson tem mais dois anos de contrato com o time da Catalunha, que conquistou anteontem a Euroliga, ao bater na final o Benetton Treviso (Itália), por 76 a 65. O jogo foi em Barcelona.
"No ano que vem, o Anderson poderá jogar como cidadão europeu. Por isso, ele pensa em continuar na Espanha. Mas é lógico que, se ele conseguir uma boa colocação no draft, mudará de idéia", diz Luis Martin, da Martin & Maffia, que empresaria o atleta.
O brasileiro está bem cotado nas previsões feitas por especialistas.
Segundo a ESPN, o ala-pivô será a sexta escolha da loteria e jogará pelo Detroit Pistons. De acordo com o site, "o brasileiro é um grande atleta e reboteiro, além de ser dono de um bom arremesso".
Já para um site especializado no assunto (www.nbadraft.net), Anderson será a oitava escolha e atuará pelo Milwaukee Bucks.
Nessa enquete, Leandrinho é apontado como a 12ª escolha da loteria e futuro atleta do Seattle.
"Isso tudo é especulação. Mas acreditamos que o Anderson estará entre as 15 primeiras escolhas", diz o agente, que afirma ter sido contactado por alguns times.
"Boston, Portland e San Antonio já nos procuraram. O San Antonio mostrou muito interesse, mas dificilmente poderá escolhê-lo", conta Martin, referindo-se à má posição do time texano na ordem de escolhas do draft.
De acordo com o agente, Anderson foi inscrito no draft de 2002 apenas por experiência -seu nome foi retirado da lista poucos dias antes do evento.
Com compromissos com o Barcelona até o fim de junho, Anderson não fará treinos com times da NBA. Estratégia diversa tem Leandrinho, que está nos EUA há um mês. "Ele treinará com Cleveland, Seattle e Boston", diz José Santos, agente de Leandrinho.


Texto Anterior: Exame livra Oliveira de operar o joelho
Próximo Texto: Saída de técnico prejudica atleta na temporada
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.