UOL


São Paulo, sexta-feira, 13 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BOXE

Carga pesada

EDUARDO OHATA
DA REPORTAGEM LOCAL

Os últimos dias foram pródigos em notícias e eventos relacionados aos pesos-pesados.
O fato mais importante foi a confirmação de que o ucraniano Vitali Klitschko será o substituto de Kirk Johnson como desafiante do campeão do CMB, Lennox Lewis, no próximo dia 21, no Staples Center, em Los Angeles (EUA).
Uma ironia relacionada à situação foi apontada por Lewis em teleconferência nesta semana.
"Estou motivado para o combate com Klitschko por causa de seu tamanho e pelo fato de ele ter tentado me levar ao tribunal para tomar meu cinturão", analisou o britânico, ao aludir ao fato de Vitali ter entrado na Justiça para fazer o CMB forçar um combate entre ele e Lewis para abril passado.
E agora, depois de o imbróglio ter sido convenientemente esquecido após "arranjos" nos bastidores, a luta ocorrerá graças ao acaso -no caso a lesão de Johnson.
Fora Klitschko, Lewis pensa em outros nomes. Nesta semana, ele pôs em discussão o nome do campeão dos pesados da AMB, Roy Jones Jr., ao ser lembrado por um jornalista que havia dito que "gostaria de comer um Klitschko no café e outro no almoço".
"Vitali é o almoço. E tenho alguma criptonita para o Super-Homen, Jones Jr., que seria o lanche", ironizou. A seguir, ao ser questionado se havia ficado surpreso quando Jones Jr. afirmou que gostaria de enfrentá-lo, Lewis aproveitou e até fez seu lobby.
"Ele crê que é o melhor pesado da atualidade. Ele fez seu próprio ranking recentemente, no qual me colocou em terceiro, a si mesmo em primeiro, e Holyfield em segundo. Se ele quer ser um pesado verdadeiro, é melhor esquecer Holyfield. [O ex-campeão da AMB John] Ruiz bateu Holyfield e Jones Jr. bateu fácil Ruiz. Por que perder tempo com Holyfield? Se quer ser um verdadeiro pesado, me enfrente. Eu sou o rei."
Na sequência, o técnico de Lewis, Emanuel Steward, deu uma provável data para o confronto. "Se Jones Jr. cumprir o que disse, uma data provável seria 15 de novembro. Caso contrário, sempre haverá alguém disposto a desafiar Lewis. Jones é [uma possibilidade] muito plausível, mas temos de tirar Klitschko do caminho."
Steward também discutiu os nomes de Mike Tyson e [o campeão da OMB] Corrie Sanders. "Tyson não quer lutar, como negociar assim? Nós até fomos ao tribunal para forçá-lo a lutar. E Sanders não é tão conhecido. Seu único feito foi ter batido [o irmão de Vitali] Wladimir. Se o público quiser, o enfrentaremos, mas Lewis está concentrado só em rivais de alto nível. Não acho Sanders interessante no momento", disse.
Sobre a possibilidade de pegar o campeão da FIB, Chris Byrd, Lewis utilizou de ironia: "Você não coloca um leão [símbolo de sua empresa] com um pássaro [byrd, em inglês, significa pássaro]".
E aquele que era considerado o sucessor de Lewis, "Big" Michael Grant (que foi nocauteado por Lewis em dois assaltos), mostrou apatia e sofreu quatro quedas em sete assaltos ao perder para Dominick Quinn, no último sábado.
E, para finalizar, o cubano radicado no Brasil "Toyo" Perez foi nocauteado por Garing Lane.

Brasileiro 1
Como já virou costume, há várias apresentações de brasileiros previstas para a preliminar de Popó-Barrios, em 9 de agosto, em Miami (EUA). Para o meio-pesado Laudelino Barros, é negociada luta, pelo título Fedelatin, com o americano Fred "Fabulous" Moore, que tem 29 vitórias, 27 nocautes, e uma derrota. A curiosidade é que Moore deu revanche a quatro ex-vítimas (ou até lutou três vezes): Kwan Manassah, Cirilo Nino, Allan Smith e David Willis. Só não voltou a enfrentar o ex-campeão dos médios Quincy Taylor, que o nocauteou.

Brasileiro 2
Lino é o 19º do ranking do CMB. Entre os médios-ligeiros, Anderson Clayton é o 27º. Duas categorias abaixo, na dos meio-médios-ligeiros, Kelson Pinto é o 16º e, entre os penas, Valdemir Pereira é o 17º.

E-mail eohata@folhasp.com.br


Texto Anterior: Pan-Americano: Santo Domingo entrega parte de instalações
Próximo Texto: Futebol - José Roberto Torero: Varetas
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.