São Paulo, domingo, 13 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Contra o Vitória, fora de casa, Luxemburgo diz que irá inaugurar sua "filosofia" no time e que agora aceitará críticas

Santos põe em jogo blindagem de técnico

FAUSTO SIQUEIRA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SANTOS

A era Vanderlei Luxemburgo já começou de fato há um mês no Santos, mas, para o treinador, o ponto de partida do trabalho que pretende implementar no clube é hoje, às 18h, contra o Vitória, no estádio Barradão, em Salvador.
Até a eliminação do time da Taça Libertadores da América, no último dia 27, o Santos atuou ainda sob os efeitos dos dois anos de comando de Emerson Leão, antecessor de Luxemburgo e hoje no comando do Cruzeiro. A partir de agora, o atual técnico santista já passa a admitir ser cobrado pelo rendimento e pelos resultados da equipe da Vila Belmiro.
Após o fracasso na Libertadores, Luxemburgo tratou de antecipar a saída dos atletas com transferência acertada para o exterior -Alex, Paulo Almeida e Renato, todos titulares e campeões brasileiros em 2002-, introduziu o fiel escudeiro Ricardinho na equipe e começou a cobrar dos dirigentes a contratação de reforços.
Com o hiato de duas semanas na disputa do Campeonato Brasileiro -devido à participação da seleção brasileira nas eliminatórias da Copa-, isolou o grupo para uma temporada de treinamentos intensivos em Atibaia (interior paulista) e passou a impor o que chama de "minha filosofia".
"Estamos começando a colocar o nosso trabalho em prática. O aproveitamento está sendo muito bom. Agora é um novo Brasileiro, e o Santos precisa somar pontos para ficar entre as quatro equipes classificadas para a Libertadores", afirmou o técnico, em referência à prioridade imediata e à péssima campanha da equipe até o momento -o Santos iniciou a rodada deste final de semana em 20º lugar, com sete pontos (duas vitórias, um empate e cinco derrotas).
Na formação que entrará em campo hoje, o novato Domingos, 18, ganhou a disputa com o veterano Narciso, 30, e conquistou um lugar na defesa, em substituição a Pereira, suspenso. No empate em 3 a 3 contra o Atlético-MG, o zagueiro entrou no segundo tempo e foi muito elogiado.
"É um excelente zagueiro. Já demonstrou isso contra o Atlético. Entrou muito bem e conquistou a confiança do professor Vanderlei e a nossa", afirmou o companheiro de zaga, André Luís.
O Vitória vai contar com a volta do lateral-esquerdo Paulo Rodrigues e do volante Vinícius. Os dois estavam suspensos e não entraram em campo na derrota de 1 a 0 para o Flamengo, na quarta-feira, pela primeira partida das semifinais da Copa do Brasil.
O desfalque deve ser o meia Xavier, que está sentindo dores na coxa e dificilmente poderá ser escalado. O departamento médico do clube espera que ele esteja recuperado até quarta-feira, para o jogo de volta contra o Flamengo.
O Vitória, que já fez 18 gols e é o time que mais dribla no torneio (20,6 dribles por jogo), tentará manter a invencibilidade no Barradão, onde registra aproveitamento de 100% (quatro vitórias).


NA TV - Sportv (apenas para RJ e SP), ao vivo, 16h


Texto Anterior: Fabão sai contundido e vira dúvida
Próximo Texto: Equipe tenta definir chegada de reforços
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.