São Paulo, terça-feira, 13 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Perfil

Regra nova levou Cahill a defender país

DA REPORTAGEM LOCAL

Autor do primeiro gol australiano em Copas e herói da vitória de ontem, o meia Tim Cahill só pôde atuar pela Austrália por causa de uma mudança da regra da Fifa, o que lhe permitiu trocar de seleção.
Apesar de ter nascido em Sydney, maior cidade australiana, em 1979, ele jogou pelo time sub-20 de Samoa Ocidental quando tinha só 14 anos. Defendeu o país natal de sua mãe.
Em seguida, ainda juvenil, foi para a Inglaterra tentar a sorte no futebol local. Quando começou a se destacar, mostrou o desejo de atuar pela seleção do país em que nasceu.
Mas a Fifa não permitia que um jogador trocasse de seleção. O caso de Cahill foi um dos que levaram a entidade a mudar. Em 2004, determinou que, se o jogador só tivesse atuado em categoria inferior, poderia escolher outra seleção. "Fazer o gol foi a cereja no bolo. Era um sonho de criança disputar o Mundial", disse Cahill.


Texto Anterior: Entrevista: "Somos um grupo que não desiste"
Próximo Texto: Holandês abre espaço para a ofensividade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.