São Paulo, terça-feira, 13 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em crise, Togo encara "azarões" sul-coreanos

Africanos amargam crise, e rival, jejum fora de casa

DA REPORTAGEM LOCAL

Mergulhada em profunda crise e com preparação turbulenta, o Togo estréia hoje, às 10h, em Copas do Mundo diante de uma Coréia do Sul que tenta provar que não é um só acaso na história dos Mundiais.
O Togo foi uma das grandes surpresas das eliminatórias africanas. A seleção havia ficado em último no classificatório para França-1998. Quatro anos depois, "melhorou" para o antepenúltimo lugar no qualificatório para a Copa de 2002.
A chance de divulgar o país no exterior através do futebol, porém, pode naufragar. Tudo porque os jogadores não se entendem com a diretoria da federação local sobre premiação.
Pior, chegaram a boicotar os treinos insatisfeitos com os valores oferecidos. Desgostoso, o técnico alemão Otto Pfister, que dirigia o time, abandonou o barco na sexta, às vésperas da estréia. O assistente Kodjovi Mawuena assumiu o time, mas pediu a volta do antecessor.
Para contornar o problema, a federação chegou a conversar anteontem, com outro alemão, Winfried Schaefer, que impôs como condição para aceitar a empreitada, que a questão dos prêmios fosse resolvida.
Ontem, porém, houve um final surpreendente à novela: Pfister aceitou retomar o cargo. A turbulência, ao menos, parece ter passado. "Não é verdade que vamos boicotar a partida. Vamos jogar por nossa honra", comentou o atacante Forson.
A crise do rival só favorece a Coréia do Sul, que tenta mostrar que a quarta colocação na Copa de 2002, disputada em seu país e no Japão, não se deveu a erros da arbitragem.
"Vamos provar que 2002 não foi puro azar", afirma Park Ji-sung, um dos dez sobreviventes daquela campanha de um país que nunca venceu um confronto de Copa do Mundo disputado fora da Coréia do Sul.


NA TV - Coréia do Sul x Togo Globo, Sportv, Bandsports, ESPN Brasil e Directv, ao vivo, às 10h


Texto Anterior: Cuidado: "Suíça sabe como nos vencer"
Próximo Texto: Mas...
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.