São Paulo, domingo, 13 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil fica versátil com quarteto

Bernardinho compara momento atual ao Mundial de vôlei de 2002

EDUARDO OHATA
DE SÃO PAULO

Após oito anos de altos e baixos, a seleção brasileira masculina de vôlei recuperou um dos trunfos que lhe rendeu o título de campeã mundial em 2002: a disponibilidade de quatro ponteiros prontos para a titularidade.
Bernardinho conta com Dante, Giba, Murilo e Thiago.
A seleção brasileira disputa hoje, às 19h (com Sportv 2), o segundo confronto com a Holanda, válido pela segunda rodada da Liga Mundial.
""Neste ciclo olímpico queremos ter ponteiros no mesmo nível técnico e com características diferentes, como já tivemos no início do primeiro ciclo, em 2002", argumentou Bernardinho. ""A nossa ideia é poder mudar a característica da equipe com a substituição de peças nessa posição, manter o nível do time e dificultar nossos adversários."
Os dois veteranos são remanescentes da equipe de 2002, que também tinha como ponteiros Giovane e Nalbert. Naquela oportunidade, Dante era o mais novo dos quatro jogadores, e não representava ameaça a Giba e Nalbert, pois ainda atravessava período de maturação.
Mas nos anos subsequentes àquela conquista e a renovação da seleção, Dante desfalcou a equipe nacional por lesões e também pediu dispensa da seleção devido a problemas de saúde do filho. Murilo se firmou no time e Thiago, testado em seleções ""B", conquistou seu espaço.
Passado o mal momento, Dante se recuperou e voltou a frequentar a equipe de Bernardinho, que considera importante o revezamento entre ponteiros, o que mostra a homogeneidade do grupo.
Mesmo as alturas dos novos ponteiros são bem similares ao do quarteto de 2002, sem atletas de estatura excepcional. Dante era o mais alto (2,01 m) dos quatro, seguido por Giovane (1,96 m), Nalbert (1,95 m) e Giba (1,92 m). No quarteto do time atual, Dante prossegue como o jogador mais alto. Murilo tem 1,90 m e Thiago, 1,96 m.
O técnico cita ainda na posição João Paulo e Maurício.
""Atualmente, temos cinco jogadores nesta posição (Murilo, Giba, Thiago Alves, Dante, João Paulo). Todos estão bem, cada um com suas características. E ainda temos o Maurício, que está chegando agora, é jovem e pode integrar esse grupo", aponta ele.


Texto Anterior: Fora de sintonia
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.