São Paulo, segunda-feira, 13 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Surpresa

Após corrida tumultuada com chuva incessante e longa interrupção, Vettel erra na última volta e cede vitória a Button

GP do Canadá
1º J. Button 4h04min39s537
2º S. Vettel a 2s709
3º M. Webber a 13s828

TATIANA CUNHA
ENVIADA ESPECIAL A MONTRÉAL
Faltavam só algumas curvas para Sebastian Vettel vencer sua sexta corrida no ano e dar à Red Bull seu primeiro triunfo em Montréal.
Tendo liderado 68 das 69 voltas do GP do Canadá, que ficou mais de duas horas interrompido pela chuva, o alemão fez o que não tinha feito até agora no Mundial. Errou.
E a vitória, a poucos metros da bandeirada, caiu no colo de Jenson Button, da McLaren, que, após uma brilhante corrida de recuperação, aceitou o presente. "Nossa, sem dúvida foi a corrida com mais ação da minha vida", festejou o inglês, que assumiu a vice-liderança do torneio, 60 pontos atrás de Vettel, que foi o segundo.
"Foram mais de três horas de emoção, e posso dizer que foi minha melhor vitória", completou o inglês, que acumula dez triunfos na carreira. Se foi a melhor vitória, foi também a mais demorada, já que a corrida de ontem entrou para a história como a mais longa da categoria, com 4h04min39s531. Antes desse, o mais demorado GP havia sido em 1960, em Indianápolis, com 3h36min11s36. Mas não foi só a demora que Button teve de enfrentar para ganhar pela primeira vez desde o GP da China, em abril do ano passado.
Ontem, o inglês sobreviveu a incidentes com seu companheiro de time, Lewis Hamilton, e o ferrarista Fernando Alonso. E ainda teve de pagar um "drive through" por exceder o limite de velocidade atrás do safety car.
Com a chuva intermitente, a escolha dos pneus e as cinco entradas do safety car também foram obstáculos para o inglês triunfar ontem.
Button quase pôs tudo a perder ao ser o primeiro piloto a parar para colocar pneus intermediários, na oitava volta. A chuva, que havia dado uma trégua, voltou forte, e o inglês foi obrigado a voltar aos boxes para nova troca.
No pelotão intermediário, fazia várias ultrapassagens enquanto Vettel mantinha uma liderança tranquila.
Na 24ª volta, a prova foi interrompida. Após 2h05min, os pilotos voltaram à pista.
Na 40ª, Button era o 21º e último colocado, quando deu início à sua recuperação.
Cinco giros depois, já era o 12º. Outros cinco, e era oitavo. Até que, na 55ª de 70 voltas, Button assumiu a quarta posição. Ultrapassou Mark Webber e Michael Schumacher e, a cinco voltas do fim, estava em segundo, três segundos atrás de Vettel. "Foi uma corrida fantástica e, mesmo se não tivesse vencido, teria adorado."
Para Vettel, o Canadá deixou um sabor amargo. "Não tenho problema nenhum em admitir que errei. Mas, dadas as condições da prova, chegar em segundo foi bom."


Texto Anterior: Dallas vence fora e leva sua 1ª taça
Próximo Texto: Ferrari troca festa inicial por frustração
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.