São Paulo, domingo, 13 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Canoas já "aqueceram" a Guerra Fria

DO ENVIADO A SÃO VICENTE

A história das provas olímpicas de canoagem são ricas em disputas entre representantes dos blocos capitalista e socialista, que levaram para o esporte a rivalidade travada no campo político.
O maior exemplo disso é o ano de estréia da prova de slalom. Os anfitriões alemães ocidentais gastaram 17 milhões de marcos (ou US$ 4 milhões, em 1972) para construir um rio artificial para a disputa.
Esperavam levar vantagem por conhecerem o local da prova olímpica.
Mas a Alemanha Oriental teve acesso ao projeto do rio, estudou a instalação e construiu uma idêntica de seu lado do Muro de Berlim. E acabou com as quatro medalhas de ouro do slalom em Munique.
Em 1979, o soviético Vladislavas Cesiunas (campeão olímpico no C2 1.000 m em 1972) voltou à Alemanha Ocidental. Depois de passar uns dias com paradeiro desconhecido, o governo do país capitalista disse que ele desertara. Semanas depois, ele reapareceu na Lituânia com o discurso de que retornara ao bloco socialista por vontade própria.
O lado ocidental falava que ele foi seqüestrado e reconduzido à força para a União Soviética. Os soviéticos alegaram que ele foi enganado por uma mulher que o dopou na Alemanha Ocidental após convidá-lo para dormirem juntos.
O colapso da URSS gerou ainda o fenômeno de um canoísta competir em três edições seguidas da Olimpíada, cada uma por um país diferente.
Natural de Moldova, Nikolai Zhuravsky ganhou dois ouros em Seul-1988 como soviético. Em 1991, ele atravessou a fronteira para a Romênia e se naturalizou. Treinou duas semanas com um parceiro romeno, com quem terminou em quarto lugar no C2 500 m e no C2 1.000 m.
Depois de se aproximar do pódio em Barcelona-1992, voltou para Moldova e convenceu o antigo parceiro a largar o emprego de técnico em Belarus para ganhar a prata com ele em Atenas-1996.0 (LF)


Texto Anterior: Canoa faz atleta ir de favela a Pequim
Próximo Texto: História do país nos Jogos tem sotaque estrangeiro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.