São Paulo, terça-feira, 13 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tiago Splitter chega à NBA com status de estrela internacional

Pivô catarinense é a principal aquisição do San Antonio para a temporada 2010-2011

DANIEL BRITO
DE SÃO PAULO

Três anos após escolher o brasileiro Tiago Splitter no "draft" (nome em inglês para sorteio de jovens jogadores na NBA), o San Antonio Spurs finalmente fechou contrato com o pivô.
O catarinense de 25 anos foi apresentado oficialmente ontem. Ele deixa o Caja Laboral, da Espanha, após sete anos -atuava no país desde os 15 anos. O San Antonio não informou os valores e a duração do contrato.
Esta é a principal transferência feita pelo San Antonio para a próxima temporada.
No time, o brasileiro formará dupla no garrafão com o experiente Tim Duncan, de quem é fã. A primeira iniciativa de Splitter como parceiro do pivô foi trocar o número da camiseta de 21 para 22.
"Duncan era um dos meus ídolos quando comecei a jogar basquete. Eu gostava da forma como jogava e por isso escolhi o número 21. Agora, não haverá problema em trocar o número", justificou-se.
A imprensa de San Antonio alçou Splitter à condição de melhor jogador atuando fora da NBA atualmente.
O armador argentino Manú Ginóbili, um dos astros do San Antonio e amigo de Splitter, disse que o brasileiro pode ter problemas de adaptação no primeiro ano de NBA.
Splitter é o quarto brasileiro com presença confirmada na temporada 2010-2011.
O pivô Nenê Hilário está no Denver Nuggets desde 2002, o armador Leandrinho acaba de trocar o Phoenix Suns pelo Toronto Raptors após sete anos no Arizona, e o pivô Anderson Varejão tem cinco anos de contrato a cumprir com o Cleveland.
"Decidi que queria vir para San Antonio. Estou sentindo que é o momento certo", declarou Splitter, em coletiva.
"Três anos atrás, quando fui recrutado no "draft", sabia que seria impossível vir para San Antonio. Foi aí que firmei um novo contrato na Europa e melhorei meu jogo."
A espera de três anos para oficializar a aquisição do brasileiro ocorreu porque os dirigentes texanos não queriam pagar a multa rescisória pedida pelo Caja Laboral.
No domingo, Splitter antecipara com exclusividade à Folha que assinaria o contrato com o time do Texas.


Texto Anterior: Fifa fatia Copa entre anunciantes e leva R$ 6 bi
Próximo Texto: Mudança de time atrasará Leandrinho
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.