São Paulo, segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Destino de Josué deve ser a Alemanha

Agente nega pré-contrato com Wolfsburg, que, segundo jornal, pode esperar fim do vínculo com São Paulo, em dezembro

Empresário ligado a outro clube da Bundesliga afirma que acerto já existente freou ofertas de outros times para ter o volante

MÁRVIO DOS ANJOS
DA REPORTAGEM LOCAL

O volante Josué, do São Paulo, deve ir para o Wolfsburg, da Alemanha, no final da temporada. Segundo o jornal local "Bild", o negócio só espera decisão do clube sobre pagamento da multa do contrato do jogador, estabelecida em 1 milhão (cerca de R$ 2,8 milhões).
O diário alemão, porém, dá como certa a ida do jogador para o clube verde e branco, que tem um ex-são-paulino, o atacante Marcelinho Paraíba.
A Folha apurou que outros clubes da Alemanha desistiram de contratar o jogador. Segundo um agente ligado a outro time interessado no futebol de Josué, o Wolfsburg já tem um pré-contrato com o volante -o que é permitido seis meses antes do fim do termo vigente.
A existência deste acerto teria freado outras sondagens pelo jogador, segundo o agente. No entanto o empresário do jogador, Omar Vasconcellos, negou que haja qualquer termo oficial entre Josué e o clube da região da Baixa Saxônia.
"Até mim não chegou nada oficial. Josué não tem pré-contrato com ninguém. Pode ser que tenham enviado algo ao São Paulo", disse o agente.
A Folha tentou contatar o presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio, que não atendeu por estar em reunião. De folga, Josué tampouco atendeu às ligações no seu celular.
O Wolfsburg estaria apenas esperando o encerramento do contrato com o São Paulo, no fim deste ano, o que evitaria pagamento da multa.
Após a vitória sobre o Atlético-PR, anteontem, no Morumbi, o jogador disse que iria lutar pelo seu bi brasileiro. O São Paulo lidera a tabela com recorde de proveito de pontos num primeiro turno: 70,1%
"Até o fim do ano, é bem provável que eu fique por aqui", afirmou o volante, valorizado pelas conquistas com o São Paulo e pela seleção brasileira. Ele estava no time que ergueu a Copa América, na Venezuela.
As negociações entre Josué e o São Paulo, que pretendia renovar com o jogador por três anos, emperraram no fim de abril. O volante aspirava a um mínimo de quatro anos e tinha chances de ser convocado para a Copa América. Chamado por Dunga, conseguiu aumentar seu poder de barganha.
Sabendo ser difícil manter o jogador em suas fileiras, o São Paulo acertou na última semana com o volante Fernando, 21, revelado pelo Fluminense, que se recuperou de cirurgia no joelho esquerdo no Reffis são-paulino. O contrato foi assinado por dois anos e meio.
Fernando deverá ter sua primeira chance no São Paulo já na quarta-feira, quando o time estréia na Copa Sul-Americana contra o Figueirense, no estádio Orlando Scarpelli.
O técnico Muricy Ramalho pretende observá-lo ao lado de outros jogadores, como o lateral-direito Maurinho, poupando alguns titulares.
A posição de volante tem sido uma das principais carências do São Paulo ao longo desta temporada. Mineiro se transferiu no início do ano para o Hertha Berlin e o único reforço trazido para suprir sua ausência, Fredson, teve lesão no joelho, no início do Brasileiro.
Sem um jogador com características de proteção à zaga, o técnico Muricy Ramalho tem contado com improvisações, como os meias Richarlyson e Hernanes, além do zagueiro André Dias, para suprir eventuais ausências.
Outro jogador cuja saída preocupa no clube do Morumbi é o zagueiro Alex Silva, também valorizado após a conquista da Copa América com a seleção de Dunga. A presença do jogador até o final do torneio será decidida no dia 31, quando se encerra a temporada de inscrições nos torneios europeus.


Texto Anterior: Alemão: Promovidos estréiam na elite com êxito
Próximo Texto: Pés no chão: Jorge Wagner prevê segundo turno ainda mais difícil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.