São Paulo, quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Próximo Texto | Índice

Painel FC

EDUARDO OHATA(interino) painelfc.folha@uol.com.br

Genérico

O Corinthians busca parcerias no Rio de Janeiro e na Bahia para iniciativas nos mesmos moldes daquela que originou o Corinthians Paranaense. O objetivo do clube paulista é colher os dividendos das divisões de base com jogadores produzidos por esses parceiros em potencial. Porém pessoas com trânsito com a direção do clube, preocupadas, já fizeram um alerta sobre a ideia de espalhar diversos ""genéricos" corintianos pelo Brasil. O presidente Andres Sanchez já escutou que isso acabará por diluir a força da marca do time.

Sugestão
Cidades-sedes da Copa-14 querem propor ao BNDES algumas características especiais no financiamento, como carência até 2014 e garantia evolutiva: começar a pagar só no ano do Mundial e oferecer os estádios, quando já prontos, como garantia.

Pisando em ovos. No Morumbi, a maneira como Ricardo Gomes se refere aos atletas do elenco é classificada como ""diplomática". Cartolas argumentam que o técnico tem tomado extremo cuidado para não ferir egos, o que é visto como habilidade.

Cheio de dedos. Dirigentes apontam que até quando jogadores são mantidos no banco o discurso do técnico é o de que ""dá tristeza". Porém logo ressalta que é porque a equipe tem muitos talentos.

Fora do normal. A teoria de Ricardo Gomes é adotada para justificar que o time não terá reforços, a não ser que haja uma ocasião excepcional, ""o que não deve acontecer".

De pé. Reunião entre Ricardo Teixeira e Fabio Koff foi adiada por conta de imprevisto da parte do presidente do Clube dos 13. Será remarcada. Tratará da saúde financeira dos clubes e da adequação ao calendário europeu.

Dois coelhos. O secretário de Esportes de SP, Claury Alves, e o de Governo, Aloísio Nunes Ferreira, receberam minuta de projeto de lei estadual de incentivo fiscal. Além da Associação Brasileira da Indústria do Esporte, abraçaram a ideia a Confederação Brasileira de Clubes e também alguns desportistas.

Regras. Pela proposta, o Estado abriria mão de 4% do ICMS de empresas que quisessem participar. No entanto haveria um teto a ser definido por regulamentação.

Abreviado. Coaracy Nunes, presidente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, em inflamado discurso na praça matriz de Santa Bárbara d'Oeste, referiu-se à cidade do nadador Cesar Cielo como Bárbara d'Oeste. Foi uma gafe menor do que quando a chamou de Mococa.

Lobby on-line. Para reforçar a candidatura do rúgbi aos Jogos-2016, o site www. olympic-rugby.org recolhia assinaturas no mundo inteiro. Mesmo sem tradição, o Brasil era o sexto no ranking das assinaturas, à frente de forças como África do Sul, França e Nova Zelândia.


Colaboraram MARIANA LAJOLO , enviada especial a Santa Bárbara d'Oeste, e SANDRO MACEDO , da Reportagem Local


Dividida

"Não é toda hora que temos no Brasil shows da Madonna e do U2"

De JORGE HORI , da Abdib (associação da indústria de base), ao rebater a teoria defendida por alguns de que shows musicais tornarão os estádios da Copa-14 viáveis financeiramente após o Mundial



Próximo Texto: Brasil erra o foco no antidoping
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.