São Paulo, sábado, 13 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Corinthians prevê base de Série B na elite

Clube pretende manter em 2009 cerca de 80% dos atletas do elenco principal

Cúpula corintiana pretende aumentar no grupo número de jogadores originados nas categorias de base da equipe do Parque São Jorge


PAULO GALDIERI
DA REPORTAGEM LOCAL

A passagem do Corinthians pela Série B está perto de terminar. O jogo de hoje, contra o Barueri no Pacaembu, já faz parte da contagem regressiva para a volta à elite do futebol.
Mas, se está próxima do desfecho esperado pelos corintianos, a trajetória na segunda divisão não deve ser esquecida tão cedo e deixará marcas no time para a próxima temporada.
Satisfeita com o desempenho da equipe alvinegra na competição, acima do projetado no início do ano, a cúpula do Corinthians já inclui no planejamento para 2009 a manutenção da maior parte dos jogadores do elenco principal.
Abertamente, a diretoria ainda evita falar sobre a próxima temporada. "Vamos esperar concretizar o acesso para depois sentar e planejar", diz o diretor técnico Antônio Carlos.
Porém algumas alterações para 2009 já estão definidas.
A idéia é manter cerca de 80% do elenco que atualmente disputa a Série B. Dos 35 jogadores que compõem o grupo do treinador Mano Menezes, de 28 a 30 devem continuar no clube, de acordo com planejamento prévio do departamento de futebol do Corinthians.
Entre os dispensados, estarão apenas jogadores que não conseguiram render em nenhum momento -casos de Lima, Rafinha e Marcel- ou que ficaram muito abaixo do esperado, como o volante Perdigão.
Para as vagas desses atletas, o Corinthians planeja enxertar o elenco com jogadores das categorias de base, que hoje já são profissionalizados, mas que ainda não foram aproveitados.
Eles compõem o grupo total de jogadores profissionais do Corinthians -o clube tem 114 atletas registrados na CBF, conforme revelou levantamento realizado pela Folha.
Esse mesmo contingente deve servir de apoio para suprir eventuais saídas em janeiro, quando a janela de transferências para a Europa se reabre.
O número de novas contratações deve diminuir. Em vez de adquirir atletas aos montes, como neste ano, quando trouxe 28 reforços, a idéia é incrementar o time com mais qualidade.
Apesar de ainda não ter acertado a permanência, todo o planejamento tem sido tocado com a ajuda de Mano Menezes. O técnico tem contrato com o Corinthians somente para esta temporada, mas tem boas chances de acertar uma renovação de acordo que vigore pelo menos até o fim de 2009.
Treinador e clube querem isso, mas ainda não se sentaram para acertar as novas bases.
Mesmo contratado para dirigir o time na Série B, Mano sempre teve salário de elite. Recebe R$ 230 mil mensais, fora duas parcelas referentes a luvas, pagas em janeiro e em julho, de R$ 500 mil cada uma.

NA TV - Corinthians x Barueri
Rede TV! (menos SP), às 16h10



Texto Anterior: José Geraldo Couto: Hora do recreio
Próximo Texto: Nobre: Time tem data de jogo alterada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.