São Paulo, domingo, 13 de setembro de 2009

Próximo Texto | Índice

Painel FC

EDUARDO ARRUDA - painelfc.folha@uol.com.br

Jogos de paz

Seção da Organização das Nações Unidas que usa o esporte para desenvolvimento e paz iniciou conversa com o Clube dos 13 sobre a participação de clubes brasileiros em causas humanitárias. A ideia é ampliar a iniciativa do duelo Corinthians x Flamengo em território palestino, que acabou não ocorrendo. Além disso, levar equipes de base de agremiações do país para locais de refugiados. O plano é assinar um memorando de cooperação no final do ano com a visita de um dirigente da ONU durante a Assembleia Geral do C13.



Pontapé. O entendimento com a ONU é o primeiro ato do C13 após a criação de comissão de responsabilidade social da entidade. Além de jogos em áreas de conflito, há também a ideia de fazer intercâmbio de jogadores dessas regiões com o Brasil.

Onipresente. O presidente do Palmeiras, Luiz Gonzaga Belluzzo, deve ser o chefe da delegação brasileira em amistoso da seleção em novembro, contra a seleção da Inglaterra, no Qatar. Ele foi convidado pelo presidente da CBF, Ricardo Teixeira, no encontro que tiveram semanas atrás.

Banquete. O jantar organizado pelo vice palmeirense Clemente Pereira Júnior durante a semana, em movimento para detonar a administração de Belluzzo, reuniu cerca de 40 conselheiros.

Salgado. Participante diz que a conta do jantar foi paga por Francisco Buzico, aliado de outro vice do clube, Salvador Hugo Palaia, que sonha em comandar o futebol.

Diferenças. Cartolas santistas dizem que, se fosse o goleiro Fábio Costa, e não Domingos, que tivesse quebrado a perna de um companheiro durante treino, não haveria afastamento da equipe.

O homem. Por trás do veto da Fifa ao Morumbi, o comentário é o de que há uma pessoa influente no governo Lula e que transita bem no futebol e com o presidente da CBF, Ricardo Teixeira.

Sol e chuva. O corintiano Andres Sanchez estava aliviado por ter recebido dinheiro da venda de Douglas para o futebol árabe. Pagou contas. Mas confessou que não sabe o que fará a partir de amanhã para saldar outros débitos.

Jardineiro. Um dos passatempos de Luiz Felipe Scolari, que está perto de faturar sua primeira taça pelo Bunyodkor (Uzbequistão), é cuidar do jardim de sua mansão. O técnico tem feito isso todo dia.

Cerco 1. A CBAt pretende pedir cópia do depoimento à Unesp do fisiologista Pedro Balikian, pivô no escândalo de doping do atletismo e que não depôs à confederação.

Cerco 2. A confederação também estuda enviar o material de sua investigação ao Ministério Público de SP para que Balikian, formado em educação física e professor da Unesp, seja denunciado por exercício ilegal da medicina.
Colaboraram EDUARDO OHATA, JOSÉ EDUARDO MARTINS e MARIANA BASTOS, da Reportagem Local

Dividida

"Eu não sei o que se passa na cabeça desses dirigentes do Santos. Em pouco tempo, já é o segundo caso"

Do presidente do sindicato dos atletas de SP, RINALDO MARTORELLI, sobre os afastamentos de Roberto Brum e Domingos no Santos


Próximo Texto: Santos joga para justificar chegada de Luxemburgo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.