São Paulo, domingo, 13 de setembro de 2009

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TIRA-DÚVIDAS

>> É possível um piloto bater o carro de maneira proposital?
Sim. Segundo os pilotos, nada impede que se finja um acidente. "Hoje em dia a coisa mais fácil que tem é bater um carro de F-1", declarou Rubens Barrichello.

>> Por que Fernando Alonso precisaria da ajuda de Nelsinho Piquet para vencer?
Depois de ter problemas na classificação, o espanhol largou em 15º e, em um circuito de rua travado, teria poucas chances de fazer uma prova de recuperação.

>> Como a batida do brasileiro ajudou na vitória do parceiro?
Alonso foi o primeiro a parar nos boxes, na 12ª volta. Felipe Massa liderava. Duas voltas depois, Nelsinho bateu, e o safety car entrou. Alonso, que então estava em último, foi beneficiado aos poucos com as paradas dos rivais e assumiu a ponta na 34ª das 61 voltas.

>> Por que a curva 17 teria sido escolhida para a batida?
O circuito é estreito e com poucas áreas de escapes. Por isso, há vários guindastes ao longo do traçado. Na curva 17, porém, não havia nenhum. Um acidente ali praticamente obrigava a entrada do safety car para a retirada de algum carro.

>> O que acontece agora?
A Renault tem até a metade desta semana para entregar sua defesa. Depois disso, o Conselho Mundial estudará as versões apresentadas. No dia 21, haverá reunião na sede da FIA. Como Briatore e o time processam o piloto na Justiça comum, ainda não é certo que um veredicto seja dado nessa data.

>> O que pode ocorrer com a Renault, se ela for considerada culpada pela FIA?
As penas podem ir de uma multa à perda dos pontos do Mundial de Construtores de 2007 -ou até mesmo ao banimento da categoria. Além disso, uma eventual punição pode significar a despedida da montadora da F-1.

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