São Paulo, segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Cielo piora tempo, mas confirma seu favoritismo no Rio

Brasileiro vence os 50 m livre com 21s16 e diz que nadar pela manhã é mais difícil

GABRIELA CANSECO
DO RIO

A torcida não lotou as arquibancadas, mas vibrou muito com o segundo ouro de Cesar Cielo na Copa do Mundo de natação em piscina curta (25m) ontem, no Rio. Com tempo de 21s16, Cielo garantiu índice para o Mundial de Dubai nos 50 m livre. Só no último dia de provas, o Brasil ganhou 8 ouros, 12 pratas e 11 bronzes.
Cielo não conseguiu atingir a marca que pretendia de 20s46, mas confirmou o favoritismo na prova. Ficou sete centésimos à frente do alemão Steffen Deibler. Em terceiro, apareceu o brasileiro Nicholas Santos, 21s76.
Nas eliminatórias, Cielo havia feito tempo menor, 21s08. "Provas em piscina curta são mais técnicas do que na longa, então tentei fazer uma estratégia diferente da eliminatória, onde tentei passar sem respirar, mas não fez tanta diferença. Nadar pela manhã é mais difícil porque por mais que a gente tome energético parece que o corpo ainda não reagiu."
Torcedores, na maioria crianças e adolescentes, gritavam o nome de Cielo.
Após sair da piscina do Maria Lenk, ele recebeu uma "chuva" de camisetas e caderninhos. Precisou da ajuda da imprensa para autografar e devolver um por um.
Segundo ele, projetos futuros só devem ser definidos após o Troféu José Finkel -de 20 a 26 de setembro no Rio-, que assim como a Copa, serve de seletiva para o Mundial, de 15 a 19 de dezembro. O nadador treina em São Paulo esta semana, e volta ao Rio para a competição e fica na cidade até o final do ano.
O Brasil encerrou a etapa carioca da Copa do Mundo em primeiro lugar no quadro de medalhas, com 59 no total, 16 de ouro, 22 de prata e 21 de bronze. O Japão ficou em segundo lugar, com 12 medalhas, sendo 7 de ouro.


Texto Anterior: Veterano enfim ganha destaque no meio-leve
Próximo Texto: Efeito maternidade
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.