São Paulo, terça-feira, 13 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Europa vira todos contra o Barcelona

COPA DOS CAMPEÕES
Time pode ser o 1º bi genuíno da era moderna


RODRIGO BUENO
DE SÃO PAULO

"Ser campeão não te obriga a nada. Há mais de 20 anos não se repete um campeão, e isso mostra a dificuldade."
Guardiola está certo, mas o campeão agora é o melhor Barcelona de todos os tempos, uma das equipes mais temidas e exaltadas da história, algo diferente e único.
O técnico do Barcelona sabe que ainda mais história será escrita se o seu clube for o primeiro a vencer a Copa dos Campeões por dois anos seguidos na era moderna da competição -desde 1992/93.
"É uma honra defender o título. Melhor assim. É uma sorte jogar a Champions, ainda mais contra um rival como o Milan. Sete copas [troféus do Milan no torneio] falam por si só", disse Guardiola.
O Barcelona tem "apenas" quatro taças da nobre competição europeia, mas três dessas vieram desde 2006.
Só que o bi genuíno não veio.
O último time que conseguiu conquistar a Europa por duas vezes consecutivas foi o poderoso Milan dos holandeses (Gullit, Rijkaard e Van Basten), treinado por Arrigo Sacchi, uma das equipes com a qual o Barça atual tem sido comparado pelo seu domínio.
"É o melhor time do mundo", afirmou o técnico do Milan, Massimiliano Allegri, que hoje estreia na casa do adversário e com desfalques importantes, como Ibrahimovic, a estrela de sua equipe que foi figurante no Barça.
"Será uma partida muito bonita porque, se algo caracteriza o Milan, é que sempre quer jogar. A torcida quer ver os bons. Ibrahimovic é um dos grandes do mundo, um dos mais importantes do Milan, e é uma pena que não possa vir", disse Guardiola.
O Barcelona vem de um resultado atípico, um empate. Cedeu um 2 a 2 para a Real Sociedad na liga local, o que talvez anime ainda mais o atual tricampeão espanhol.
"Quando você perde ou empata, quer mais é voltar a jogar e ter a sensação de fazer as coisas bem", afirmou o meia-atacante Iniesta, um dos pilares do Barcelona.
Na temporada passada, o supertime catalão deixou para trás, em sua caminhada pelo título continental, gigantes mais cotados que o Milan de agora, como o Real Madrid de Mourinho e o Manchester United de Alex Ferguson.
"Nós nunca encaramos um jogo dando por certo que vamos ganhar. Sabemos que, se não focamos bem, podemos perder. Vamos ver como o time reagirá", disse Guardiola.
Os jogadores do Milan, como quase todos, sabem o que esperar do campeão europeu. "Todo mundo gosta de ver o Barça jogar", disse Van Bommel, que se estranhou com alguns dos adversários de hoje na final da Copa de 2010.
Além de Ibra, o Milan não terá Mexes, Gattuso, Flamini e Robinho. Se futebol tem lógica, o Barça começa com boa vitória a conquista de seu bi.

NA TV
Barcelona x Milan
15h45 ESPN, ESPN HD e Esporte Interativo




Texto Anterior: Rivais se enfrentam em momento de baixa
Próximo Texto: Brasileiros se destacam só na periferia
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.