UOL


São Paulo, segunda-feira, 13 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alemãs batem suecas e conquistam Mundial

DA REPORTAGEM LOCAL

A Alemanha conquistou ontem na Califórnia um inédito título para o futebol do país. Ficou com o quarto Mundial feminino ao bater a Suécia, na morte súbita.
O tempo regulamentar terminou com empate por um gol. As suecas abriram o placar aos 41min, gol de Hanna Ljungberg. No primeiro minuto da fase final, Maren Meinert conseguiu empatar para as alemãs.
A partir daí, as duas equipes resolveram se abrir para tentar o segundo gol, e a partida ganhou em emoção. Os dois lados poderiam ter vencido, desperdiçando boas chances de gol nos minutos finais.
O gol da vitória alemã, já na prorrogação, foi anotado por Nia Kuenzer, de cabeça, aos 8min.
Com a conquista de ontem nos EUA, a Alemanha, que havia sido vice em 1995 ao perder a final para a Noruega, tornou-se o primeiro país que já tinha ganho um Mundial masculino a levar também o troféu do feminino.
Já Tina Theune-Meyer, a treinadora alemã, entra para a história como a primeira mulher a conduzir uma equipe para a conquista do Mundial feminino. Nas três edições anteriores do evento, as vencedoras haviam sido dirigidas por um homem.
Na final de ontem, a Alemanha entrou em campo como franco-favorita. Atual campeã européia, havia batido na decisão justamente a Suécia. Com cinco vitórias em cinco jogos, tinha conseguido também a maior façanha do torneio. Nas semifinais, derrotou as norte-americanas por 3 a 0.
Antes do início do Mundial, os Estados Unidos eram considerados favoritos para ganhar o título.
Além de ter sido campeã, a alemã Birgit Prinz ganhou a Chuteira de Ouro, prêmio dado pela Fifa para a artilheira e melhor jogadora do torneio. Ganhou também a Bola de Ouro, premiação dada pela imprensa. A Chuteira de Prata ficou com a também alemã Maren Meinert, enquanto a atacante brasileira Katia acabou com a de Bronze.
A equipe brasileira, que terminou a primeira fase da competição invicta, foi eliminada nas quartas-de-final pela Suécia, que ficou com o vice-campeonato.



Texto Anterior: Roberto Carlos marca e evita novo desastre
Próximo Texto: Panorâmica - Futebol: Clubes querem indenização por ceder atletas à seleção
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.