São Paulo, domingo, 13 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Só Brasil tem estreante garantido em 2006

DA REPORTAGEM LOCAL

Já chegou a 20 o número de times classificados para a Libertadores-2006 e, até agora, só o Brasil levará um estreante ao torneio: o Paulista.
Na história da competição nenhum país levou tantos times para a disputa continental. Foram 25 contando a equipe de Jundiaí, e deve passar para 26 essa conta com o Goiás perto de sua inédita classificação. A Venezuela, segundo país que mais classificou times diferentes, já teve 21 representantes.
O Uruguai, país que tem a menor diversidade de clubes na Libertadores, mandou apenas nove para disputa até hoje.
A Argentina fez sete campeões diferentes, como o Brasil, mas mandou ao todo 17 agremiações distintas.
O time brasileiro que mais jogou a Libertadores (Palmeiras) esteve em 12 edições, o uruguaio Peñarol já jogou 37.
Com o Paulista, já são 168 times ao todo na história da competição. Apenas 20 desses conseguiram erguer o troféu -33 alcançaram a fase final do campeonato continental.
Os três brasileiros que já têm ou ambicionam a vaga e entram hoje em campo ainda em busca do título Nacional vêm de vexame internacional. Corinthians, Fluminense e Inter foram eliminados na semana passada da Sul-Americana.
O Goiás, que pode fazer em 2006 sua primeira Libertadores, debutou neste ano em torneio oficial internacional. Caiu ainda na fase inaugural. (RBU)


Texto Anterior: Postulantes ao título ruíram na Sul-Americana
Próximo Texto: A rodada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.