São Paulo, segunda-feira, 13 de novembro de 2006

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Internet vira maior arma das oposições nos clubes

Sites criticam e fiscalizam gestões e tentam eleger presidentes, como no Vasco

Página independente santista debate poderio de Teixeira; Coralnet virou o canal oficial do Santa Cruz sem pregar a chapa-branca


PAULO COBOS
DA REPORTAGEM LOCAL

A batalha pelo poder nos clubes tem um novo "front". A internet virou a arma da oposição em times que vivem hoje acirradas disputas políticas.
Criados por torcedores ou cartolas oposicionistas, sites se transformaram em tribunas para críticas aos diretores. Alguns embalam isso com uma ampla cobertura dos assuntos esportivos e, em alguns casos, prestam um serviço até mais amplo do que os sites oficiais.
O caso mais combativo é do Vasco. O MUV (Movimento Unido Vascaíno) tem desde 2002 um site que tem como grande função desconstruir a gestão de Eurico Miranda. Seu grande teste acontece hoje, quando o cartola tenta sua reeleição contra o ídolo Roberto Dinamite, apoiado pelo MUV.
Bancada por mensalidades, a página lista processos contra a gestão de Eurico e as dívidas acumuladas pelo clube. Também deixa vascaínos famosos opinarem sobre o cartola.
Segundo José Henrique Coelho, presidente do MUV, a opção pela internet se deu pela tensão no clube -sócios oposicionistas, como o próprio Coelho, foram expulsos.
"O caminho pela internet foi uma estratégia contra o processo de perseguição dentro do clube", diz Coelho, que considera a rede uma forma de discutir o clube em todo o país.
O www.resgatesantista.com.br também começou como uma tribuna de uma chapa de oposição. No caso, do Santos. Hoje, faz críticas mais pontuais à administração de Marcelo Teixeira, como o destino do dinheiro recebido pela venda de Robinho ao Real Madrid.
A queixa dos santistas não é quanto à truculência, caso do Vasco, mas ao poder econômico de Teixeira, cuja família é dona de universidade e meios de comunicação em Santos. "É uma forma de falarmos com mais gente. Aqui, 80% da imprensa é "marcelista'", diz Arnaldo Hase, o editor-chefe do site, que tem média de acessos diários entre 7.000 e 10 mil.
O site www.ecbahia.com.br se classifica como um "veículo informativo independente" sobre o clube nordestino, que pena na Série C.
Recheada de informações sobre o desempenho do time, a página é crítica feroz da administração atual. Nesta semana, fez um ácido balanço da gestão de Petrônio Barradas.
"A internet surgiu para desespero dos cartolas", afirma Nelson Barros Neto, editor do site. "Com a liberação do pólo de emissão, podemos nos manifestar à vontade, observando os limites legais. O único senão é que seu raio de alcance ainda perde de goleada para TV e rádio, sobretudo em Salvador, onde a população ainda é mais carente que no Sul/Sudeste."
Em alguns casos, o cuidado de evitar a associação dos sites com movimentos organizados, como de torcedores ou de cartolas oposicionistas, é grande.
Em www.vrs.com.br/peloatletico, a apresentação deixa bem clara que o projeto é "independente de qualquer outra instituição relacionada ao Clube Atlético Paranaense". Já a pauta de assuntos é grande, indo das parcerias montadas pelo clube e as contratações. O www.cruzeiro.org é outro que faz questão de mostrar independência das organizadas.
Uma página alternativa pode ganhar tanta força até se transformar no site oficial de um clube. Foi o que aconteceu com o www.coralnet.com.br.
Criado há dez anos por três irmãos, ele recebeu a proposta da diretoria do Santa Cruz no começo desta década para se tornar o canal oficial do clube.
A missão foi aceita, mas a página não se transformou numa chapa-branca. Tanto que o site se diz isento na eleição que se aproxima e fez uma enquete, divulgada com destaque, em que cerca de 90% de mais de 3.000 internautas disseram preferir a vitória da oposição.
"Nós só divulgamos o resultado de uma enquete respondida pelos torcedores. O site é isso. Dez anos de informação, entretenimento e amor ao Santa Cruz. Se alguém do clube achar ruim, é só pedir que nós mesmos acabamos com o título de site oficial", diz Renato Bezerra de Arruda, o gerente do site.


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