|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
STOP & GO
Nomenclatura
JOSÉ HENRIQUE MARIANTE
Com festa no Central Park,
a Indy anunciou novo patrocinador e novas designações
para o campeonato e para os
carros.
A Cart resolveu abandonar
de vez a disputa com Tony
George, outro que deve anunciar logo patrocinador para a
sua IRL, e abriu mão de qualquer referência à marca Indy.
Esta coluna seguirá a sua
lógica e continuará chamando a Indy de Indy e a IRL de
IRL, como o mundo inteiro
faz.
De qualquer forma, o fato
me fez recordar a história da
criação do horroroso Fórmula Mundial, que o SBT adotou por aqui, nesta temporada.
Preocupados com os impasses jurídicos em torno da
questão -Emerson promove
a Cart, Willy Hermann promove a IRL e Jorge Cintra
tem os direitos do nome Indy
no Brasil-, os advogados da
emissora aconselharam Sílvio Santos a manter distância da pendenga.
O chefão, então, convocou
Emerson para encontrar uma
solução. Sem saber muito o
que dizer, o piloto-empresário teria se saído com essa:
"Vamos inventar um nome.
Algo com apelo popular. Tipo
Fórmula Mundial, sei lá".
Santos, então, ruminou por
dois segundos e decretou: "É
isso. Será Fórmula Mundial".
E como decreto é decreto, assim se fez, sem ninguém contestar.
É uma versão do que aconteceu, mas, creio, próxima da
realidade. Neste país, as coisas se decidem dessa forma.
E não pense que em outras
esferas é diferente. Exemplo,
nesta semana, foi a votação
da lei Pelé na Câmara, com
os dois lados comemorando
-um deles, inclusive, vivendo uma tacanha disputa interna pela autoria do feito
(?).
Mudanças de nome, no entanto, não são suficientes para explicar a baixa audiência. O problema, em poucas
palavras, foi qualidade, não
resultados, que até ocorreram.
A temporada de 97 deixou
claro, outra vez, que não é
mais suficiente apenas ganhar.
NOTAS
Classe H
Ingo Hoffmann obteve no último fim-de-semana seu décimo título da Stock. Deveria
correr sozinho, "hors-concours". Na B, Cacá Bueno foi o
campeão, com o pai Galvão
dando show a parte em Interlagos. Como a coluna já publicou, vai para o Sudam em 98.
Conselho Mundial 1
Reunião, ontem, em Mônaco, tirou Jerez da reserva da
F-1. A explicação é surreal: na
premiação do GP da Europa,
em outubro, prefeito e autoridades locais invadiram o pódio, causando "embaraço e inconveniência". Em 98, acredite
se quiser, as corridas reservas
serão China e África do Sul.
Conselho Mundial 2
Além do GP de Portugal, o da
Bélgica também foi para o condicional por causa da lei aprovada no país, na última semana, que proíbe a publicidade de
cigarros imediatamente. Cigarro é problema para a FIA. A tragédia, para nós, é perder Spa.
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
|