São Paulo, quinta-feira, 13 de dezembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Botafogo-SP perde vaga e só vai jogar se Flamengo ou Vasco desistirem

Por 7 votos a 6, São Caetano é incluído na Liga Rio-SP

DOS ENVIADOS A ATIBAIA

E DO PAINEL FC

Esquecido na formação da Liga Rio-São Paulo, o São Caetano, finalista do Brasileiro-2001, foi incluído no interestadual. A decisão foi tomada em reunião realizada na manhã de ontem, na sede da entidade, em uma suntuosa mansão na avenida Brasil, região nobre da capital paulista.
A votação para a inclusão do São Caetano foi apertada. Por 7 votos a 6, foi aprovada a decisão do Comitê Executivo da entidade, que havia feito a proposta de incluir o clube em caso de rebaixamento do Botafogo-SP e, ao mesmo tempo, se o time de Jair Picerni chegasse à final do Nacional.
Mas, ao contrário do que se imaginava antes, o time do ABC pode não ocupar a vaga do Botafogo, vice-campeão paulista.
Se Flamengo e Vasco oficializarem a decisão de não disputar o Rio-SP-2002, o time de Ribeirão Preto disputará o regional.
Ontem, a entidade enviou ofícios aos dois clubes "rebeldes" para que, em no máximo 24 horas, formalizassem suas decisões.
Outro ofício foi encaminhado à Globo. Os dirigentes querem saber se a emissora está disposta a pagar R$ 65 milhões pelo torneio mesmo com a possível ausência de Vasco e Flamengo.
Mas, segundo a Folha apurou, são boas as chances de o time da Gávea voltar atrás e disputar o regional. Isso porque há a propensão de a entidade aceitar a reivindicação de Edmundo Santos Silva e pagar cota diferenciada ao Flamengo. Quanto ao Vasco, os dirigentes são céticos em relação à possibilidade de o deputado Eurico Miranda (PPB-RJ) voltar atrás.
Caso os dois times deixem o torneio, existe a chance de Madureira ou Volta Redonda serem convidados, ao lado do Botafogo-SP.
Em Atibaia, onde o São Caetano treina para a final contra o Atlético-PR, Picerni disse que seu clube já havia conquistado o direito à vaga dentro de campo. ""Eles [membros da Liga" apenas cumpriram a palavra empenhada."
A inclusão do clube, na visão do atacante Magrão, terá reflexo positivo para o futebol paulista. ""O São Caetano só irá valorizar o torneio. Estou feliz com a confirmação de que iremos disputar duas competições importantes no próximo semestre, incluindo a Libertadores. É bom para o ABC e, muito mais, para o Estado."
Enquanto o São Caetano comemorava a decisão, o Botafogo-SP era só revolta. O presidente do clube, Ricardo Christiano Ribeiro, que dá como certa a exclusão do time, disse que nunca viu "tamanha falta de vergonha no futebol brasileiro". "Isso que aconteceu hoje [ontem" é incrível. Foi uma falta de vergonha absurda, como nunca vi. Não valeu nada nosso vice-campeonato paulista."
Ribeiro disse que vai analisar que medida pode ser tomada pelo clube. "Não pensei nisso ainda, mas tenho certeza de que é preciso fechar o futebol brasileiro para balanço, para ver se situações como essa não se repetem."
(PAULO GALDIERI, MAÉRCIO SANTAMARINA E FERNANDO MELLO)


Texto Anterior: César Sampaio retorna ao futebol japonês
Próximo Texto: Para todo o sempre: Esquerdinha, 31, pensa em 40
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.