São Paulo, sexta-feira, 13 de dezembro de 2002

Próximo Texto | Índice

PAINEL FC

Cada um na sua
O grupo de trabalho criado a pedido de Lula para apresentar propostas para o esporte não enviou seu documento à comissão petista que trata do setor na equipe de transição. Com seu texto pronto há mais de uma semana, os "notáveis" seguem aguardando para entregá-lo diretamente ao presidente eleito.

Palavra
Formado primeiro que o "concorrente" petista, o grupo composto de esportistas, jornalistas e do secretário-executivo do Ministério do Esporte, José Luiz Portella, diz ter a promessa de Lula de que será recebido pelo futuro chefe de governo.

Cachimbo da paz
O Ministério do Esporte convidou a comissão da transição para participar de um "Encontro de Ministros de Esporte das Américas", de hoje a domingo, no Rio. O coordenador Luiz Fernando Veronez representará o grupo. O convite foi feito após desencontros entre a comissão e o ministério na semana passada.

Fosso
O ministro do Desenvolvimento de Lula, Luiz Fernando Furlan, é irmão de Osório Furlan Jr., palmeirense simpatizante da Mancha Alviverde. Furlan Jr. contribuiu para a construção da quadra da escola de samba da torcida organizada. Detalhe: o futuro ministro é corintiano.

Em casa
Notório "bon vivant", Romário está de férias com amigos na Jamaica, país do reggae e do "Hedonism", resort onde todos os prazeres são permitidos.

Mais um
Ronaldo foi eleito o melhor jogador de 2002 pela revista inglesa "World Soccer". Ele teve 26% dos votos dos leitores da revista. O alemão Ballack foi o segundo, e Roberto Carlos, o terceiro.

Carona coletiva
O jatinho da Traffic que levou, na segunda, Ricardo Teixeira e o corintiano Alberto Dualib a Assunção para o sorteio dos grupos da Libertadores voltou com um passageiro a mais: Marcelo Teixeira, presidente do Santos.

De qual lado?
Advogada do Sindicato dos Atletas Profissionais de SP, Gislaine Nunes está processando três jogadores por falta de pagamento de honorários: Régis (São Paulo), Evandro (ex-Lusa) e Bruno Carvalho (ex-Fla). Gislaine alega que não trabalhou para eles por intermédio do sindicato, mas de forma particular.

Sem comentários
Contatada pela Folha, a advogada não quis comentar o assunto. "A gente deve publicar coisas para ajudar", afirmou.

Provocações
Eduardo Farah deu ontem entrevista ao programa de Sonia Abrão no SBT. O presidente da FPF, que assinou contrato com a emissora para a transmissão do Paulista-2003, rasgou elogios ao SBT e alfinetou a Globo. A emissora carioca tenta na Justiça fazer valer o seu direito de preferência de mostrar o torneio.

Antecipação
Escaldada com os problemas de venda de ingressos, a diretoria corintiana pretende inovar na Libertadores, disponibilizando as entradas com um mês de antecedência e ampliando as formas de pagamento. Ao menos na primeira fase, todos os jogos devem ser no Pacaembu.

Sem velas para soprar
Ontem completou dez anos que o São Paulo conquistou o seu primeiro título do Mundial interclubes. Eliminado do Brasileiro, o clube venderá medalhas comemorativas da data. Hoje o bicampeonato faz nove anos.

Ou isso...
A contestação da CBF à liminar obtida pela Liga do Nordeste para realizar o "Nordestão" diz que a confederação jamais ameaçou de punição os clubes que participem de torneios organizados pelas ligas. Mas anteontem, em Goiânia, Ricardo Teixeira reafirmou a ameaça.

...ou aquilo
"As ligas não existem mais. Os torneios regionais estão extintos e, caso sejam realizados, serão considerados pela CBF como competições piratas, sem qualquer respaldo até mesmo das federações", disse o cartola.

E-mail:
painelfc.folha@uol.com.br

DIVIDIDA

Do técnico do Santos, Emerson Leão, após ser questionado se poderia voltar à seleção:
- Com ele [Ricardo Teixeira], não.

CONTRA-ATAQUE

Adeus, chucrute

Chucrute, joelho de porco, kässler e salsichões são algumas das maravilhas da voluptuosa culinária alemã -sem falar da cerveja, símbolo nacional.
Mas, se depender dos dirigente do Bayern de Munique, líder do campeonato nacional daquele país, nem os pratos típicos nem tampouco as receitas tradicionais de Natal poderão fazer parte da mesa dos jogadores da equipe neste final de ano.
Às vésperas do início das férias, os atletas do Bayern já foram alertados pelo clube que devem fechar a boca. Quem se reapresentar em 2003 acima do peso será punido pela diretoria.
Coube ao treinador do time bávaro, Ottmar Hitzfield, explicar a inusitada decisão:
- Todos os jogadores já foram pesados. Aquele que voltar das férias com sobrepeso terá que fazer doações.
Para conseguir controlar as atividades dos boleiros durante o recesso de final de ano, o Bayern de Munique distribuirá a cada um deles um programa específico de treinamento.
Élber e Zé Roberto, os brasileiros da equipe, que se cuidem.


Próximo Texto: Corinthians já se vê nas alturas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.