São Paulo, segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cuba exibe desertores pela 1ª vez na televisão

DA REPORTAGEM LOCAL

A população de Cuba foi surpreendida anteontem quando, no horário nobre, ao ligar seus aparelhos de TV, pôde assistir ao documentário ""Fuera de Liga" (""Outstanding"). Foi a primeira vez na história do país que o governo permitiu que imagens e entrevistas com jogadores que deixaram Cuba para atuar em ligas dos EUA fossem veiculadas ao público.
É costume os nomes de atletas cubanos desaparecerem da mídia local assim que fogem para outro país, embora a população siga falando sobre eles.
""Fuera de Liga", feito em 2003, tem como tema a equipe ""Industriales de Havana". O documentário havia sido censurado por contar com entrevistas com desertores como Orlando ""El Duque" Hernandez, que hoje, no New York Mets, ganha US$ 5 milhões por ano.
No documentário, Hernandez, que fugira de balsa de Cuba e foi campeão da World Series pelo New York Yankees, seu clube à época da filmagem, diz não se sentir um traidor do clube. ""Sou um industrialista, não sou traidor. Eu tive a oportunidade de jogar pelos dois maiores clubes do mundo, Industriales e Yankees", afirmou.
""Será uma novidade e tanto na TV para os cubanos", elogiou, ao saber que o documentário iria ao ar na emissora oficial de Cuba. Anteriormente, os cubanos já tinham acesso a informações sobre os desertores, mas apenas via transmissões-piratas emanadas dos EUA.
Alguns cubanos acreditam que o fato de o governo ter permitido a exibição do documentário é um sinal de maior tolerância e espaço para debate em Cuba após o ditador Fidel Castro ter transferido a direção do país a seu irmão Raul.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Nenê enfrenta cirurgia amanhã, afirma família
Próximo Texto: Vôlei: Sérvia bate Espanha e ganha vaga olímpica
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.