São Paulo, segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nenê enfrenta cirurgia amanhã, afirma família

Jogador pediu dispensa do Denver Nuggets para tratar de problema grave de saúde

Pivô está afastado da NBA desde sexta-feira, quando equipe comunicou sobre sua licença, mas não esclareceu qual é a doença do brasileiro

DA REPORTAGEM LOCAL

O pivô Nenê, 25, deve ser operado amanhã, nos EUA. O brasileiro está afastado do Denver desde sexta-feira, quando a equipe soltou um comunicado oficial dizendo que o jogador ficaria fora da equipe para tratar de um problema de saúde.
A informação sobre a data da cirurgia do pivô foi dada por Carmem, mãe de Nenê, em entrevista à rádio Bandeirantes.
A notícia sobre o afastamento do jogador foi divulgada só 30 minutos antes de confronto do Denver com o Orlando, em casa, e gerou preocupação entre seus companheiros.
"Todos estamos consternados com a situação. Nós somos como uma família, e ele faz parte dela. É como se acontecesse algo de ruim a um irmão seu. Agora, só podemos apoiá-lo e rezar", afirmou Allen Iverson, um dos destaques do time do Estado do Colorado.
No comunicado oficial, Nenê lamentou ter que se afastar da equipe. O pivô já havia perdido 22 jogos da temporada regular da NBA por causa de uma fratura no polegar da mão direita.
"Estou bastante chateado porque terei que adiar o meu retorno à equipe para cuidar da minha saúde. É difícil seguir em frente quando as coisas parecem ir tão bem. Quero voltar à quadra o mais rápido possível para poder ajudar meus companheiros", lamentou Nenê, que pediu que sua privacidade seja respeitada no momento.
O técnico da equipe, George Karl, que há três anos se recuperou de câncer de próstata, não estabeleceu um prazo para Nenê voltar aos treinamentos.
"Sua saúde, seu futuro e sua vida são muito mais importantes do que o basquete", limitou-se a dizer o treinador.
De acordo com o pivô Marcus Camby, o afastamento de Nenê foi comunicado aos três capitães da equipe por George Karl na véspera do anúncio oficial pela direção da franquia.
Após comunicar Camby, Iverson e Carmelo Anthony sobre a doença de Nenê, Karl falou com o resto do elenco. No entanto não entrou em detalhes. "Sabemos apenas que é um problema de saúde, mas não sei dizer o que é. Agora, estamos esperando juntos o que vai acontecer", afirmou o pivô.
"O basquete é fantasia. Mas a vida fora da quadra é a realidade. E esperamos que tudo ocorra bem com ele", completou.
Camby mostrou preocupação com o problema de saúde do pivô. "Ele tem que estabelecer que sua vida é prioridade no momento. Adoraríamos tê-lo de volta nesta temporada, mas, se isso não ocorrer, ele estará conosco fora da quadra", disse.
Segundo Karl, vários jogadores mostraram interesse em fazer uma visita ao pivô antes de o time viajar para dois compromissos fora de Denver. Hoje, o time pega o Charlotte e amanhã enfrenta o Atlanta.
"Dissemos a ele na sexta-feira que nossa preocupação é apoiá-lo e sermos sua família. Sei como deve ser difícil viver em um outro país tendo que enfrentar algum problema de saúde", comentou o treinador.
Sem Nenê na equipe, Karl planeja utilizar mais em quadra o pivô Kenyon Martin, que tem enfrentado problemas musculares. "O que eles precisarem que eu faça, farei. Se tiver que jogar mais, jogarei", promete Martin, que atuou por apenas 27 minutos desde que voltou à equipe, no final de dezembro.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Palmeiras batiza novo lar com vitória
Próximo Texto: Cuba exibe desertores pela 1ª vez na televisão
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.