São Paulo, segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Paulista-08 testa mudança de nível de participantes

Cinco times do campeonato, dentre os quais Corinthians e Lusa, jogarão neste ano em divisão diferente no Nacional

Ascensão de alguns clubes, como Bragantino, Guarani e Juventus, contrasta com os sinais de queda de Ituano, Paulista e São Caetano

DA REPORTAGEM LOCAL

O Campeonato Paulista deste ano vai testar a mudança de nível de uma série de clubes.
No total, 25% dos participantes experimentarão em 2008 uma divisão diferente da que viveram em 2007. Além do Corinthians, que agora integra a segunda divisão nacional, Bragantino, Ituano, Paulista e Portuguesa mudaram de patamar.
Enquanto a Lusa subiu da Série B do Nacional para a elite no ano passado (e agregou experientes atletas ao seu elenco, como Christian e Zé Maria), o time de Bragança Paulista conseguiu o título da Série C e está na mesma divisão que o Corinthians no Brasileiro. Já Ituano e Paulista, rebaixados na Série B, dão sinais de desgaste.
Outros times que disputam o Paulista não terão pela frente um nível diferente de divisão nacional, mas encaram 2008 com outra postura. O Palmeiras, com Vanderlei Luxemburgo como técnico e com o apoio de investidores, larga neste ano como segunda força do Estado. O Santos, bicampeão paulista, sente nova realidade, de menos ""fartura", diz o técnico Leão.
Dentre os grandes, o único que parece manter o status de 2007 é o São Paulo, que manteve a base que foi bicampeã brasileira, acrescentando ainda o badalado Adriano, cuja recuperação em campo será tão testada quando a do Corinthians de Mano Menezes.
Guarani e Juventus saboreiam crescimento. O alviverde campineiro volta à elite do futebol paulista com patrocínio casado com a Ponte Preta, arqui-rival que segue na Série B do Nacional -o Guarani almeja ainda ir à Série C neste ano.
O Juventus acertou com uma série de reforços, dentre os quais se destaca o ex-corintiano Vampeta. O técnico Márcio Bittencourt, também ex-Corinthians, comandará o ""Moleque Travesso", que ganhou um título no ano passado, a Copa Federação Paulista de Futebol -o Juventus jogará até a Copa do Brasil nesta temporada.
Se alguns pequenos dão pinta de que podem fazer bonito, outros parecem perder força em relação aos últimos anos. É o caso do São Caetano, vice-campeão paulista no ano passado.
O time do ABC não conta mais com vários dos destaques da campanha de 2007, como Somália, Luiz Henrique e Triguinho. O técnico Dorival Júnior também deixou o clube após a campanha de sucesso no Estadual -hoje está no Coritiba. Com menos recursos e até com o estádio Anacleto Campanella interditado, o São Caetano parece menos competitivo.
Dentre os emergentes do Estado, aparecem o Guaratinguetá, que realizou boa campanha em 2007 e acabou ""campeão do interior", o Rio Preto, que alcança pela primeira vez a primeira divisão, e o Barueri, que se gaba por ter tido seis acessos em seis anos e pela sua arena, que até será casa de grandes no Paulista -o Palmeiras irá mandar algumas partidas no campo do time. (RODRIGO BUENO)


Texto Anterior: Cida Santos: Rumo aos Jogos de Pequim
Próximo Texto: Feito: Corinthians pode ter um título inédito no estado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.