São Paulo, quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

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Ferrari faz opção pela precaução

Após o fracasso em 2009, equipe adota discurso comedido para a temporada

Nos bastidores, comenta-se que a escuderia já trabalha com a possibilidade de desenvolver uma versão B de seu modelo para 2010

TATIANA CUNHA
ENVIADA ESPECIAL A
MADONNA DI CAMPIGLIO


A meta é voltar ao topo, mas a Ferrari começa 2010 com um discurso bastante comedido.
Pelo menos foi o que disse ontem o chefe da escuderia, Stefano Domenicali, durante o evento que o time realiza anualmente na estação de esqui de Madonna di Campiglio, localizada no norte da Itália.
Ao mesmo tempo em que mostrou entusiasmo com relação ao Mundial de F-1 que começa em 14 de março, no Bahrein, especialmente por causa da chegada do bicampeão Fernando Alonso, Domenicali frisou o tempo todo que de nada adianta ter os melhores pilotos do grid se o carro não for bom.
"Acho que todos os ingredientes para irmos bem nós temos nas mãos", afirmou o dirigente italiano. "Na semana que vem, faremos uma simulação para comparar com os dados do modelo do ano passado."
A partir deste ano, as equipes terão só 15 dias de treinos coletivos antes do início da temporada. E um limite de 15 mil quilômetros. O primeiro teste será de 1º a 3 de fevereiro, em Valencia, na Espanha, e Felipe Massa será o primeiro a ter a chance de andar com o novo modelo. O carro será lançado no próximo dia 28, em Maranello.
"Posso dizer que teremos um carro competitivo. Se será vencedor não sei, mas temos de respeitar nossos rivais", completou Domenicali, que disse ainda que a equipe precisa ter paciência caso a temporada não comece com resultados animadores, como ocorreu em 2009, quando o time marcou seus primeiros pontos apenas na quarta corrida do ano, no Bahrein, e conquistou só uma vitória.
O discurso cauteloso de Domenicali pode não só se basear na decepção que a Ferrari viveu no ano passado. Nos bastidores, comenta-se que os dados obtidos até agora com o novo modelo ferrarista não são dos mais empolgantes. Mais que isso. Que a equipe de Maranello já trabalha com a possibilidade de desenvolver uma versão B de seu carro, que poderia ser usada a partir de junho.
Apesar de as mudanças no regulamento de 2009 para 2010 não serem tão drásticas como foram no ano passado, existem novidades que têm dado trabalho aos engenheiros.
A principal delas é o fato de não haver mais reabastecimento. De maneira resumida, isso significa uma carga excessiva nos freios e pneus, já que os carros terão de largar muito mais pesados, pois sairão com combustível para a prova inteira.


A jornalista TATIANA CUNHA viaja a convite da Ferrari


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