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Ferrari faz opção pela precaução
Após o fracasso em 2009, equipe adota discurso comedido para a temporada
Nos bastidores, comenta-se que a escuderia já trabalha com a possibilidade de desenvolver uma versão B de seu modelo para 2010
TATIANA CUNHA
ENVIADA ESPECIAL A
MADONNA DI CAMPIGLIO
A meta é voltar ao topo, mas a
Ferrari começa 2010 com um discurso bastante comedido.
Pelo menos foi o que disse
ontem o chefe da escuderia,
Stefano Domenicali, durante o
evento que o time realiza
anualmente na estação de esqui de Madonna di Campiglio, localizada no norte da Itália.
Ao mesmo tempo em que
mostrou entusiasmo com relação ao Mundial de F-1 que começa em 14 de março, no Bahrein, especialmente por causa
da chegada do bicampeão Fernando Alonso, Domenicali frisou o tempo todo que de nada
adianta ter os melhores pilotos do grid se o carro não for bom.
"Acho que todos os ingredientes para irmos bem nós temos nas mãos", afirmou o dirigente italiano. "Na semana que
vem, faremos uma simulação
para comparar com os dados do modelo do ano passado."
A partir deste ano, as equipes
terão só 15 dias de treinos coletivos antes do início da temporada. E um limite de 15 mil quilômetros. O primeiro teste será
de 1º a 3 de fevereiro, em Valencia, na Espanha, e Felipe Massa
será o primeiro a ter a chance
de andar com o novo modelo. O
carro será lançado no próximo dia 28, em Maranello.
"Posso dizer que teremos um
carro competitivo. Se será vencedor não sei, mas temos de
respeitar nossos rivais", completou Domenicali, que disse
ainda que a equipe precisa ter
paciência caso a temporada não comece com resultados animadores, como ocorreu em 2009,
quando o time marcou seus primeiros pontos apenas na quarta corrida do ano, no Bahrein, e
conquistou só uma vitória.
O discurso cauteloso de Domenicali pode não só se basear
na decepção que a Ferrari viveu
no ano passado. Nos bastidores, comenta-se que os dados
obtidos até agora com o novo
modelo ferrarista não são dos
mais empolgantes. Mais que isso. Que a equipe de Maranello
já trabalha com a possibilidade
de desenvolver uma versão B
de seu carro, que poderia ser usada a partir de junho.
Apesar de as mudanças no
regulamento de 2009 para
2010 não serem tão drásticas
como foram no ano passado, existem novidades que têm dado trabalho aos engenheiros.
A principal delas é o fato de
não haver mais reabastecimento. De maneira resumida, isso
significa uma carga excessiva
nos freios e pneus, já que os carros terão de largar muito mais
pesados, pois sairão com combustível para a prova inteira.
A jornalista TATIANA CUNHA viaja
a convite da Ferrari
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