São Paulo, sábado, 14 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vilas são cartão de visita dos projetos

DA REPORTAGEM LOCAL

Nenhum projeto reflete tanto o espírito de cada cidade candidata quanto as Vilas Olímpicas. Cada uma delas traz peculiaridades que se aproximam do estilo de vida e do projeto de cada uma das candidatas.
A Vila do Rio terá, por exemplo, a Rua Carioca, uma rua de pedestres que reproduzirá em seu percurso atrações ""vibrantes" e ""acolhedoras" da cidade.
Financiada pelo governo federal, estará localizada bem no centro da Vila e contará com bares, restaurantes e lojas.
Em uma tentativa de convencer o Comitê Olímpico Internacional (COI) de que tem condições de propiciar conforto aos atletas, o dossiê da candidatura salienta que a Vila terá mais de 17,7 mil camas, ""comparado com as 16 mil exigidas pelo COI e com as 8.000 pedidas para a Paraolimpíada.
Além disso, assegura uma praia privada para os atletas.
Chicago oferece a mesma regalia, à beira de lago, e a chance de os atletas ficarem conectados à internet em qualquer ponto da Vila. Quer aproximá-los de amigos e familiares.
Já Tóquio promete um clima mais zen. O comitê local fez adaptações de acordo com as principais demandas dos atletas, que foram consultados antes da elaboração do projeto.
Os esportistas japoneses sugeriram, entre outras coisas, a criação de "oásis" espalhados pela vila, onde é possível relaxar. Outra exigência foi a aquisição de elevadores rápidos para evitar o desperdício de tempo, cardápios bem variados e maior número de restaurantes.
A Vila segue preceitos de sustentabilidade, e os apartamentos serão construídos de modo a minimizar ruídos externos.
Já a Vila de Madri foi baseada "em filosofia de cidade mediterrânea compacta". O objetivo é facilitar o relacionamento entre os atletas. (EO, MB E ML)


Texto Anterior: Centralização procura evitar "jogo de empurra"
Próximo Texto: Democracia: Corcovado vai sofrer adaptação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.