São Paulo, domingo, 14 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GINÁSTICA

Daiane tenta ouro no solo

Três atletas defendem Brasil na final da Copa

DA REPORTAGEM LOCAL

Daiane dos Santos e Daniele Hypólito podem estar hoje lado a lado no pódio da etapa de Lyon da Copa do Mundo de ginástica.
As brasileiras conseguiram vaga ontem na final do salto sobre o cavalo, que será disputada hoje, a partir das 6h30 (de Brasília).
Daiane foi a quarta melhor das eliminatórias, com 9,112. Na etapa anterior da Copa, em Cottbus, ela terminou nesta mesma posição.
Daniele, de volta às competições após se recuperar de uma lesão, ficou em sétimo, com 8,825.
A ginasta tenta subir novamente no pódio do evento, o terceiro mais importante da ginástica artística internacional, atrás dos Jogos Olímpicos e do Mundial. Sua última conquista aconteceu em março de 2003: prata no solo na etapa de Paris, na França.
Daniele vai ainda buscar medalha na trave, prova que é sua especialidade. Ontem, a nota 9,350 a deixou em quarto lugar.
Nas paralelas assimétricas, a brasileira esbarrou na decisão: terminou em nono lugar -apenas as oito melhores avançavam.
Mas o principal destaque do Brasil foi mesmo Daiane. A atual campeã mundial no solo ratificou sua hegemonia no aparelho e fez a melhor apresentação das eliminatórias na França. Com a nota 9,625, superou a romena Catalina Ponor, a segunda do mundo.
Nas duas últimas vezes em que esteve frente a frente com Catalina em uma final, Daiane deixou a rival com a medalha de prata.
O ouro na última disputa, na etapa da Alemanha, alçou a brasileira ao topo do ranking mundial e impressionou as rivais.
Catalina e a espanhola Elena Gomez, campeã mundial em 2002, já apontam a brasileira como favorita ao ouro olímpico.
Para a apresentação de hoje, ela deve lançar mão novamente dos movimentos que a consagraram: o duplo twist carpado (batizado de "Dos Santos" pela federação internacional) e a versão esticada.
A outra brasileira que entrou ontem no ginásio francês, Ana Paula Rodrigues, não teve bom desempenho. A ginasta, que havia feito sua estréia em eventos da Copa em Cottbus, foi a 26ª colocada na trave, 18ª nas assimétricas e 19ª nos exercícios de solo.
Entre os homens, o melhor brasileiro foi Diego Hypólito. Ele vai à final do salto sobre o cavalo e tem nova chance de obter um feito inédito. Nunca um ginasta do Brasil subiu ao pódio dos principais eventos internacionais.
Na etapa da Alemanha, no fim de semana passado, ele também conseguiu chegar à decisão, mas caiu no segundo salto e amargou a penúltima colocação.
Diego teve desempenho ruim nos outros aparelhos. O brasileiro foi apenas o 19º no solo e foi o 46º no cavalo com alça.
Mosiah Rodrigues, que vai representar o país na Olimpíada de Atenas, teve como melhor resultado a 16ª colocação na barra fixa.


NA TV - Sportv, ao vivo, a partir das 6h30


Texto Anterior: Saída de Nastás é articulada até por seus aliados
Próximo Texto: Judô: Honorato leva vaga e promete ouro na Grécia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.