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McLaren usa chaminé para ficar mais veloz
DA ENVIADA A SAKHIR
Se em 2009 o termo difusor
entrou para o vocabulário cotidiano da F-1, 2010 já escolheu
seu hit: sistema de ventilação.
Uma espécie de chaminé
usada pela McLaren para reduzir a resistência e ganhar mais
velocidade nas retas tem tirado
o sono dos engenheiros das
equipes, que já se mexem para
desenvolver seus genéricos.
A ideia é simples. Um buraco
localizado no bico do MP4-25
permite que o ar frio entre por
um túnel que percorre todo o
cockpit e encontre com o ar
quente que vem do motor, na
parte traseira do carro. Esse
fluxo de ar é então desviado para o aerofólio traseiro, que possui uma fenda. O ar que passa
por ali move a asa, fazendo dela
um dispositivo móvel, o que,
pelo regulamento, é proibido.
Esse sistema é controlado
pelos pilotos, através de orifício
situado no cockpit. Com o joelho esquerdo, eles tapam este
buraco e mudam a pressão no
túnel. Estima-se que o ganho
na reta, quando acionado o sistema, seja de 4 km/h a 5 km/h.
As rivais foram surpreendidas pela engenhosidade do mecanismo após pedirem à FIA
explicações sobre sua legalidade. Inicialmente, não sabiam
que ele se movia. Achavam só
que o fato de ser preso não em
dois pontos, mas em três (laterais e barbatana que cobre o
motor), dava mais estabilidade.
Como os carros do time foram inspecionados e liberados
pela entidade no Bahrein, os
demais mudaram a tática.
"Vamos ter que tentar desenvolver nossa própria versão do
sistema de ventilação", disse
Ross Brawn, chefe da Mercedes
e um dos responsáveis pelo desenvolvimento do difusor duplo da Brawn GP em 2009.
"As pessoas estão começando a entender como o nosso sistema funciona, a questão é
quanto tempo irão precisar para implementar a ideia em seus
carros", disse Martin Whitmarsh, chefe da McLaren.
(TC)
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