São Paulo, sexta-feira, 14 de abril de 2006

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MOTOR

Sombra e água fresca

FÁBIO SEIXAS
DA REPORTAGEM LOCAL

Barrichello , 15º no GP do Bahrein: "O buraco é mais embaixo. Era problema aqui, problema ali... Até que chegou uma hora em que eu perdi a terceira marcha. Não tinha o que fazer, usei o resto da corrida para testar, para entender esse carro".
Barrichello, décimo na Malásia: "Não me sinto à vontade no carro, temos dificuldades com o controle de tração, os freios... O Jenson está habituado a essas reações, mas eu estou aprendendo".
Barrichello, sétimo na Austrália, via rádio: "Estou sofrendo como um porco". Declaração que resume as outras, que sintetiza todo o latim lançado aos microfones desde o início do campeonato.
Esse Barrichello preocupado, abalado, confuso, sofredor, 12º no Mundial enquanto o companheiro é 5º, esteve em Interlagos no último domingo. Visitou boxes de amigos na Stock Car, posou para fotografias, distribuiu autógrafos.
No Brasil desde a segunda, dia 3, voltou a se sentar no seu carro anteontem. Dez dias de sombra.
Dos três GPs pela Ferrari, Massa acidentou-se em dois. Bateu, ainda, no treino classificatório em Melbourne, um acidente violento e estranho que a TV imediatamente creditou a uma "quebra de suspensão", mas que ele admitiu ter sido erro. Erro de pilotagem.
"Foi um final de semana para esquecer. Agora temos que virar a página e trabalhar o máximo possível para Imola", afirmou, depois da corrida da Austrália, décimo no campeonato, seis posições atrás de seu companheiro.
Esse Massa que ainda enfrenta muita desconfiança da F-1, que na Itália experimenta o limiar entre a paixão e o desprezo, assistiu a São Paulo x Chivas na semana passada no Morumbi e passou por Interlagos na quinta e sexta.
No Brasil desde a segunda, dia 3, voltou a se sentar no carro anteontem. Dez dias de água fresca.
Schumacher tem 37 anos, sete títulos mundiais e é o segundo esportista mais bem pago do mundo segundo a lista da Forbes -US$ 80 milhões por ano, US$ 300 mil a menos que o golfista americano Tiger Woods.
Ganhou folga da equipe na semana passada. Badoer e Gené seriam os encarregados pelos testes.
Mas mudou de idéia. Pegou seu jatinho -Barrichello também tem um- e pintou de surpresa em Vallelunga, três dias após Melbourne. Participou de duas sessões de testes, percorreu 940 km e explicou: "Não senti o cansaço da viagem e achei que seria uma boa vir treinar. Queria testar algumas coisas que demoram para serem feitas. Se eu testasse na semana que vem [esta!], não sei se elas estariam no carro em Imola".
Comparação injusta? Acho que não. Injusto seria comparar os brasileiros com Ide. Como ambos falam no sonho do título mundial, o paradigma só pode ser o maior campeão de todos os tempos. Pilotos de testes servem apenas para tapar buraco.Titulares têm preferência. Sempre. Mas precisam ter vontade de exercê-la.
Está tudo mais claro agora?

Bate-bate
Na Stock, 42 largaram, 22 chegaram. Estão esperando alguém se machucar? Uma coisa é prosperidade. Outra é um grid sem controle.

Já ganhou
Não há a menor dúvida, ninguém é capaz de esconder, a equipe do São Paulo larga novamente como favoritíssima para faturar mais um campeonato. Somente se der muita zebra e os secadores de plantão funcionarem, o Tricolor não levará para o Morumbi mais um caneco do torneio continental. Desta vez não vai precisar nem de helicóptero.

Alegria do Galvão
Que festa brasileira na Libertadores da América, né? Até o Paulista de Jundiaí, que não anda lá essas coisas, conseguiu tirar casquinha nos argentinos. "Sei não, isso não vai acabar bem", cutuca-me aqui o Flobé, o meu papagaio secador, toda vez que ouve a voz do mais patriótico dos nossos locutores da televisão.

A F-3 inglesa dá a largada na segunda, em Oulton Park. Dois brasileiros correm a temporada: Alberto Valério e Bruno Senna. Que tinha oito dias de idade quando o tio venceu pela última vez na categoria.
Bilheteria Também na segunda-feira começa a venda de ingressos para o GP Brasil, pelo site www.gpbrasil.com.br. Para os três dias, o bilhete mais barato sai por R$ 320, no setor G. O mais caro custará R$ 1.485, referente ao setor D, diante do S.

E-mail: fseixas@folhasp.com.br


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