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Ferrari resgata motor do primeiro GP de 2010
Após investigar as falhas na última corrida e de olho na cota anual, escuderia decide usar na China os mesmos propulsores do Bahrein
TATIANA CUNHA
ENVIADA ESPECIAL A XANGAI
Após o que classificou de
"uma rigorosa investigação", a
Ferrari decidiu que irá usar em
Xangai, onde no final de semana acontecerá o GP da China de
F-1, os mesmos motores que
substituiu no GP do Bahrein,
etapa de abertura do Mundial.
Apesar da preocupação com
a confiabilidade de seus propulsores gerada pelos abandonos de Fernando Alonso e da
dupla da Sauber na última corrida, há dez dias, a equipe acredita ter a situação sob controle.
"Concluímos que os problemas em Sakhir e em Sepang
não são relacionados", falou
Luca Marmorini, chefe dos departamentos de motores e de
eletrônica da Ferrari.
Segundo ele, a falha que fez o
espanhol abandonar a prova da
Malásia na penúltima volta,
quando estava em nono lugar,
foi estrutural e causada pelos
problemas na caixa de câmbio.
Com o abandono, Alonso perdeu a liderança do Mundial para o brasileiro Felipe Massa.
Pelo regulamento em vigor
desde 2009, cada piloto tem direito a usar oito propulsores
por ano. Com a troca na primeira corrida do ano e logo depois
na Austrália, a Ferrari viu sua
cota ser reduzida antes mesmo
de Alonso perder a terceira unidade em Sepang -aqueles que
já foram usados podem ser reaproveitados no resto do ano,
como ocorrerá agora, na China.
"Fizemos a troca no Bahrein
só por precaução. E, como concluímos que os motores estão
aptos para trabalhar, vamos
usá-los novamente", explicou
Marmorini, que classificou a
pista chinesa como de média
carga para os propulsores.
Outra razão para o menor
desgaste de motor em Xangai
deve ser o clima. O GP da China
será às 15h locais (4h da madrugada de domingo, no horário de
Brasília), e a previsão é que a
temperatura não supere 17ºC.
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