São Paulo, quinta-feira, 14 de abril de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FUTEBOL

RODRIGO BUENO

@RodrigoBuenoESP
rodrigo.bueno@grupofolha.com.br

O pequeno gigante do futebol desperta de vez

"URUGUAI E Brasil são as únicas seleções que têm se classificado para os últimos seis ou oito Mundiais, contando sub-17, sub-20 e seleção maior. Isso não é um detalhe", conta o provável capitão da Celeste na Copa América, na Olimpíada e no Mundial mais emblemático para o Uruguai desde 1950.
"Apesar de sermos vices [sul-americanos] na sub-20 e na sub-17, isso mostra que trabalhamos sério, em silêncio. Somos um país pequeno, mas, se trabalharmos com ordem e programação, somos duros para qualquer um. A tendência é o Uruguai continuar crescendo", diz Diego Lugano.
As boas campanhas das equipes uruguaias de base vieram na esteira da quarta posição na Copa da África do Sul. A Celeste ocupa um nobre sétimo posto no ranking da Fifa no momento.
"Toda noite sonho com a Copa no Brasil, impossível não sonhar. Seria algo tão grande na minha vida e na minha carreira que tento não pensar, mas o inconsciente sonha. Seria algo incrível por tudo que o Brasil significa para mim e por tudo que um Mundial no Brasil significa para meu país."
A ressurreição uruguaia, que passa também pelas boas campanhas de Peñarol (classificado) e Nacional (depende só de si) na Libertadores, pode render num tri olímpico (desde 1928 o país não respira os Jogos).
"Qualquer uruguaio deve ter o sonho de fazer parte de uma Olimpíada. Se eu for escolhido, vou até as últimas consequências com meu clube para participar."
Antes de 2012, há a Copa América na Argentina, mais chance de resgatar história.
"Não sei se teve Copa América mais forte antes, com sete países entre os 16 melhores da Copa. É um mini-Mundial. Na última vez que foi na Argentina [1987], o Uruguai ganhou. Temos a obrigação histórica de sermos protagonistas e a realidade de estarmos com uma seleção forte e competitiva."

A MAIOR BANDEIRA DO MUNDO
São 309 m de comprimento por 45,8 m de largura, 15 mil m2, custou US$ 35 mil, estreou anteontem
http://is.gd/TrdIhd


Texto Anterior: Recém-chegado, Muricy combate estigma ruim
Próximo Texto: Kleber erra 2 pênaltis, mas decide
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.