São Paulo, domingo, 14 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Líder, Santos ganha e completa dez jogos invicto

DA REPORTAGEM LOCAL

Ao vencer a Ponte Preta, o Santos manteve-se na liderança no Brasileiro e completou seu décimo jogo invicto. Ontem, seus três gols foram feitos em falhas graves da defesa do time de Campinas, o que deu a vitória por 3 a 1 aos santistas, na Vila Belmiro.
Há 40 dias o time do litoral não perde. A última derrota foi contra o São Paulo, ainda pelo Campeonato Paulista. Foi uma das quatro sofridas neste ano, em 30 jogos.
Desde o clássico, foram seis vitórias e quatro empates. No Brasileiro, venceu quatro e empatou um jogo, chegando a 13 pontos, o que o deixa na liderança.
A ausência de derrotas pode ser explicada pelo bom rendimento da defesa do Santos. Só sofreu dois gols no campeonato-é o time menos vazado ao lado de Internacional e São Paulo.
Ontem, em um jogo no qual a marcação era a principal característica, os santistas levaram vantagem. Ambos os times apertavam a marcação, inclusive no campo adversário, para roubar a bola e pegar o outro time desprevenido.
O Santos só encontrava espaço quando jogava pelas laterais, já que o meio estava mais congestionado. Foi pelo lado esquerdo que o time chegou ao gol.
Com apenas 3min, Rodrigo Tabata foi à linha de fundo e cruzou rasteiro. Não havia jogador santista próximo à bola, mas Preto a desviou para o gol, sem chances de defesa para Jean.
O gol não mudou o posicionamento das equipes. Ao tomar a bola, a Ponte tentava ameaçar com chutes de longe, sem grande perigo. Sua melhor chance foi com Almir, que, dentro da área, chutou por cima do gol.
Neste cenário, o time de Campinas tinha leve predomínio, mas parecia longe do gol. Mas os santistas recuperaram-se e criaram duas boas oportunidades, ambas em jogadas de Cléber Santana.
A melhora santista foi premiada com mais um gol de sorte, nos acréscimos. Após cruzamento de Tabata,Tiago Matias e Da Silva se atrapalharam e o último cabeceou a bola para o gol, aos 49min.
"O problema é que eles estão errando o lado para fazer o gol", comentou, bem-humorado, o goleiro Jean, no intervalo.
No segundo tempo, o jogo começava morno, mas, repetindo a primeira etapa, ocorreu um gol logo no início. E também em falha da defesa, desta vez, a santista.
Aos 4min, após um cruzamento da esquerda, Cléber Santana furou a cabeçada e deixou Iran livre para encobrir Fábio Costa.
Deste momento em diante, a Ponte dominou a partida. Com o meio-de-campo santista perdido, os campineiros pressionavam pelos dois lados do campo.
O técnico Vanderlei Luxemburgo fez três substituições para mudar o panorama. Até modificou o esquema tático, passando do 4-4-2 para o 3-5-2, com a entrada de Domingos na zaga.
Mas, mal posicionada, defesa santista seguia falhando e dando chances aos campineiros. Quando parecia que sairia o empate, o Santos foi beneficiado por outro erro da Ponte.
Após bola na trave, Da Silva furou na área a bola, que sobrou para Rodrigo Tiuí fazer o gol sem goleiro, aos 26min.
Em desvantagem de dois gols, a Ponte Preta desanimou. Antes do fim, com o gol vazio, Adauto chutou por cima com o gol vazio.
Assim, o Santos dificilmente pode ser tirado na liderança neste fim de semana. Seu próximo jogo é contra o Fluminense, no domingo seguinte, no Maracanã.


Texto Anterior: Elenco pede a efetivação de Marcelo Vilar
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.