São Paulo, domingo, 14 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BOXE

Norte-americano Charlie Dwyer interpreta infrações de brasileiro, que perde cinturão da FIB em sua primeira defesa

Golpes baixos e juiz tiram título de Sertão

EDUARDO OHATA
ENVIADO ESPECIAL A BOSTON

O brasileiro Valdemir Pereira, 31, o Sertão, perdeu o cinturão dos penas (limite de até 57,1 kg) por desqualificação, ontem à noite, em Boston, quando o juiz Charlie Dwyer deu a vitória ao desafiante norte-americano Eric Aiken por causa de golpes baixos aplicados pelo brasileiro -os dois últimos questionáveis.
Dwyer advertiu o brasileiro por golpes baixos no sexto e sétimo assaltos e então o desqualificou ao interpretar que um terceiro atingiu Aiken no oitavo assalto.
O time do brasileiro protestou oficialmente junto à presidente da FIB, Marian Muhammad, que informou que revisará o teipe.
"Foi na cintura, foi na cintura. Apliquei dois golpes na cintura que o cara gemeu e dão golpe baixo? Aonde?", desabafou Sertão após o resultado ser anunciado. "A coquilha [protetor genital] estava alta, veja, a multidão sabe quem foi o vencedor", disse Sertão, em referência à reação do público, que contava com um grande número de brasileiros.
No momento da interrupção, dois jurados viam empate (65 a 65) e um terceiro dava a vitória ao norte-americano por 66 a 63.
Ele é um lutador sujo, nós sabíamos. Mas ele me deu a chance [de lutar pelo título] e o respeito por isso", afirmou Aiken. "Esse é um sonho que virou realidade."
Nos primeiros assaltos, o combate foi um duelo do longo jab de Aiken, que também explorava bem os golpes no corpo, contra a iniciativa de Sertão. O americano aplicou quedas no quarto e quinto assaltos. Ainda assim, o forte contra-ataque de Sertão quase nocauteou o oponente no mesmo quinto assalto e foi o suficiente para mantê-lo vivo no combate.
Com o resultado, o cartel de Sertão registra 24 vitórias, 15 nocautes e 1 derrota. Já Eric "Super Mouse" Aiken tem agora 16 vitórias, 12 nocautes e 4 derrotas.
Aiken, 13º no ranking dos supergalos da federação, substituiu o britânico Esham Pickering, que se contundiu durante o treinamento. Apesar de ter sido chamado de última hora, Aiken se preparava para disputar uma eliminatória pelo título dos penas da AMB, contra Terdsak Jandaeng.
Em seu último combate, Aiken havia derrotado o ex-campeão Tim Austin por nocaute técnico. Em 2003, bateu outro brasileiro, Agnaldo Nunes, por pontos.
Sertão conquistou o cinturão dos penas da FIB ao bater o tailandês Fahprakorb Rakkiatgym por decisão no dia 20 de janeiro.


O jornalista Eduardo Ohata viaja a convite da Banner Promotions

Texto Anterior: Futebol - Tostão: Faltam os visionários
Próximo Texto: Leste Europeu brilha e pode unificar pesados

Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.