São Paulo, domingo, 14 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Leste Europeu brilha e pode unificar pesados

DO ENVIADO A BOSTON

Uma questão colocada pela publicação "The Ring" no começo da década de 90 foi respondida. "Com a queda do comunismo, qual o impacto dos pugilistas do Leste Europeu no cenário internacional do boxe profissional?"
Hoje, atletas que evitaram seguir para países capitalistas conseguem decolar na carreira, enquanto os que deixaram a pátria colecionaram fiascos. A começar por uma das maiores promessas, o russo Yuri Vaulin, batido pelo pesado branco Tommy Morrison, conhecido por sua pegada, mas de habilidade limitada -e mais lembrado hoje pelo papel de vilão que viveu no filme "Rocky 5".
Outra promessa "importada", Alex Zolkin, desperdiçou a chance que teve de conquistar o título dos pesados da OMB. Foi em novembro de 1996, contra o inglês Henry Akinwande. O canhoto russo perdeu no décimo assalto.
Mas o cenário mudou. Se o americano Hasim Rahman, campeão dos pesados pelo CMB, perder sua defesa de título em 12 de agosto, todos os cinturões da categoria máxima passarão para o controle de pugilistas do Leste Europeu que preferiram continuar em casa. O rival de Rahman será Oleg Maskaev, do Cazaquistão, primeiro do ranking, para quem já sofreu derrota por nocaute.
O ucraniano Wladimir Klitschko derrotou o americano Chris Byrd para tomar o título da FIB dos pesados no mês passado. Também em abril, o bielo-russo Serguei Lyakhovich bateu outro americano, Lamon Brewster, por pontos em 12 assaltos, pela versão da OMB do título. No final de 2005, o russo Nikolay Valuev já havia superado por pontos mais um americano, John Ruiz.
Em pelo menos dois dos casos, as equipes dos grandalhões dos EUA bobearam. Os times de Ruiz e Byrd permitiram que seus combates fossem nas casas dos rivais.
O time de Rahman parece ter notado a força dos pesados do Leste Europeu e marcou sua defesa contra Maskaev para o Thomas & Mack Center, em Las Vegas. Rahman, aliás, não tem retrospecto favorável contra europeus. Foi demolido na revanche realizada com o britânico Lennox Lewis.


Texto Anterior: Boxe: Golpes baixos e juiz tiram título de Sertão
Próximo Texto: ESPECIAL COPA 2006
2° Fascículo: 1958 a 1990

Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.