São Paulo, quarta-feira, 14 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sob tensão, Alemanha revê Polônia

Hooligans dos dois países agendaram briga fatal pela internet convocando ingleses e tchecos pondo já identificou os violentos

KLEBER TOMAZ
DA REPORTAGEM LOCAL

É inevitável. Sempre que alemães e poloneses se encontram, uma rusga histórica vem à tona. Em 1º de setembro de 1939, a Alemanha, então governada pelo líder nazista Adolf Hitler, invadiu a Polônia.
Mas após 67 anos do episódio que originou à 2ª Guerra Mundial, Alemanha e Polônia podem vir a ficar frente à frente em meio à outro tipo de conflito: o de hooligans, torcedores violentos que espalham medo e terror por onde passam.
A polícia alemã, principalmente a de Dortmund, onde a partir das 16h jogam o time anfitrião contra o polonês, estão em alerta desde o início de maio, quando os fãs das duas seleções agendaram pela internet uma briga para hoje.
Os torcedores alemães teriam pedido até a ajuda aos holigans ingleses, e os da Polônia aos do da República Tcheca.
Para evitar que esse duelo patrocinado por hooligans alemães e poloneses ocorra e sangue venha a manchar o evento da Fifa na Alemanha, a polícia local redobrou seu efetivo, que, entretanto, não foi divulgado.
Autoridades de fronteira e fontes alemãs informaram que 300 mil poloneses são esperados no país. O serviço de inteligência da polícia já identificou e fichou os que demonstraram potencial risco para a população e torcedores comuns.
Recentemente, alemães foram proibidos de entrar em 140 lugares diferentes e 300 receberam visitas de agentes com fins educacionais.
Alheios a esses problemas extra-campo, jogadores alemães e poloneses também se preparam para um embate, se sem ameaças, com um toque de decisão para ambos.
A Alemanha precisa de uma vitória para praticamente se classificar às oitavas-de-final. O time lidera o Grupo A.
Já o poloneses estão contra a parede. Se perderem, praticamente carimbam o passaporte de volta para casa e repetem a decepcionante campanha da Copa de 2002. Na estréia, tomaram 2 a 0 do Equador.
Para piorar, a Polônia nunca venceu a Alemanha na história dos confrontos entre os dois. "Um dia nós temos que ganhar dos alemães. Eu espero muito que seja amanhã [hoje]", falou o técnico polonês Pawel Janas.
Mesmo pressionada, a Polônia será um rival difícil para os donos da casa, na opinião do técnico alemão Jürgen Klinsmann. "Ela tem um time muito forte. Após a derrota para Equador, esta é uma mini-final para eles", alertou o treinador.
O discurso precavido de Klinsmann também é seguido por seus comandados. "Os poloneses vão entrar em campo com uma faca entre os dentes", alardeou o atacante alemão Klose, autor de dois gols na vitória por 4 a 2 sobre a Costa Rica. A Alemanha ainda conta com a estréia do meia Ballack.
A Polônia, por sua vez, só terá um atacante fixo: Smolarek.


Com agências internacionais
NA TV - Alemanha x Polônia Globo, ESPN Brasil, Bandsports, Sportv e Directv, ao vivo, às 16h


Texto Anterior: Argentina: Messi é único que não festeja vitória
Próximo Texto: Saiba mais: Ataque alemão é nascido no país vizinho
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.