São Paulo, quarta-feira, 14 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba mais

Ataque alemão é nascido no país vizinho

Fora a Polônia, a Alemanha é o país mais polonês nesta Copa do Mundo. A seleção anfitriã é a única que tem jogadores nascidos no país vizinho, adversário de hoje em Dortmund.
Se não estivessem defendendo o time alemão, Lukas Podolski e Miroslav Klose poderiam estar vestindo a camisa da Polônia.
Isso porque a dupla de ataque da Alemanha nasceu em solo polonês. Podolski, 21, veio de Gleiwitz, e Klose, 28, de Oppeln.
Dos poloneses naturalizados, Klose é o caso mais emblemático. No final de 2000, artilheiro alemão no Mundial com dois gols, foi sondado pela seleção da Polônia, que queria contar com seu futebol nas eliminatórias.
O atacante, afinal, só foi morar na Alemanha quando estava para completar dez anos de idade. Acabou dizendo não ao país onde nasceu.
Preferiu aguardar a oportunidade de um dia, talvez, ser chamado para defender a equipe alemã. Conseguiu. Convocado para a Copa de 2002, acabou como artilheiro da Alemanha vice-campeã, com cinco gols.
Neste Mundial segue o mesmo roteiro de quatro anos atrás. Com dois tentos diante da Costa Rica, é o "homem-gol" do escrete alemão até aqui. Klose diz estar mais convicto do que nunca de que acertou ao trocar a Polônia pela Alemanha.
"Tenho duas nacionalidades, mas no futebol tenho uma só: a alemã. Foi na Alemanha que eu me desenvolvi e onde realmente me tornei jogador. Não poderia nunca vestir outra camisa", disse.
Seu pai é um ex-jogador de futebol polonês e a mãe uma ex-atleta de handebol, que disputou 82 partidas pela seleção feminina da Polônia.
Klose iniciou sua carreira no futebol no Blaubach, um clube alemão de bairro.
Passou por Homburg, Kaiserslautern e, atualmente, está no Werder Bremen. Já Podolski joga no Colônia.


Texto Anterior: Sob tensão, Alemanha revê Polônia
Próximo Texto: Tabus: Anfitriã jamais perdeu para rival, mas não bate europeus há dez anos em competições oficiais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.