São Paulo, quarta-feira, 14 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Contra doping, Volta da França inicia expulsões

Equipe Comunidade Valenciana viu um dos dirigentes envolvido em um escândalo ligado a dopagem de sangue

Suspeito de irregularidades, diretor de outra equipe também é proibido de assistir à mais tradicional prova do ciclismo mundial


DA REPORTAGEM LOCAL

A organização da Volta da França, mais badalada prova do ciclismo, vetou a participação de uma equipe inteira, a Comunidade Valenciana, por conta da prisão de um de seus dirigentes, José Ignácio Labarta, envolvido em caso de doping.
Tal punição foi uma "mensagem" em relação a seu comprometimento na campanha contra o doping, informaram os organizadores da competição por meio de comunicado oficial.
Ainda segundo a mensagem, a equipe seguirá excluída, mesmo que Labarta se desligue.
A Comunidade Valência não será substituída, o que deixará a edição deste ano, que começa no dia 1º de julho, com apenas 21 equipes e 189 ciclistas.
No mês passado, uma investigação relacionada ao doping sangüíneo causou furor no ciclismo espanhol. Foi divulgado extra-oficialmente que até 150 ciclistas, nem todos eles espanhóis, estariam envolvidos.
Labarta está implicado em um caso no qual a polícia espanhola encontrou grandes quantidades de esteróides, hormônios e uma centena de sacos plásticos com sangue congelado e também equipamento para o tratamento de sangue.
Um porta-voz da volta informou que espera a decisão da União Ciclística Internacional sobre a situação de outro time, o Astana-Wurth, que perdeu o patrocínio da Liberty Seguros após o escândalo do doping se tornar público. Um de seus diretores, Manolo Saiz, foi preso.
O comunicado da prova classificou de ""prejudicial à imagem do ciclismo" o envolvimento de Saiz. O texto diz que ordenaria a Saiz que não fosse à volta, se já não tivesse se comprometido nesse sentido.


Texto Anterior: Clóvis Rossi: Bateu ponto. E só


Próximo Texto: Memória: Campeão foi associado à droga EPO
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.