São Paulo, domingo, 14 de junho de 2009

Próximo Texto | Índice

Painel FC

EDUARDO OHATA (interino) - painelfc.folha@uol.com.br

Na foto

Definidas as sedes da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, a principal disputa agora passa a ser pela cidade que recepcionará o sorteio das chaves do Mundial. Cartolas da CBF acreditam que, pela relevância e visibilidade, o privilégio valerá até mais do que ser uma das sedes da competição. O evento pode acontecer em qualquer município, inclusive aqueles que não receberão partidas da Copa. Pode ir para Estados cujos representantes ficaram chateados por terem sido cortados da lista dos 12, como Pará e Santa Catarina.



Reflexão. Circula entre gente da CBF que Kaká e o Milan não ficaram tão satisfeitos com a negociação com o Real Madrid, à luz da transação do clube espanhol com Cristiano Ronaldo.

Comparação. Membros da CBF que estão na África do Sul opinam que Kaká e o Milan não fizeram bom negócio. Comparam os valores da transação de Kaká com a do português. A de Cristiano Ronaldo envolveu 94 milhões. A do brasileiro, 65 mi.

Supervalorizado. Acham que Cristiano Ronaldo não vale tanto a mais que Kaká.

Conformado. Mas Kaká, ao ser questionado por pessoas próximas, responde que ficou feliz com a contratação do português. Cita que Cristiano Ronaldo vive momento melhor que o dele e reconhece que é o número um hoje.

Dúvida. Alcino Reis Rocha, da Secretaria do Futebol, não sabe se viajará à África do Sul com o ministro Orlando Silva Jr. (Esporte) nesta semana.

Agenda. Rocha elenca os compromissos: questões ligadas aos laudos técnicos referentes a estádios e termo de cooperação técnica entre órgãos públicos e CBF.

Obstáculo. A proposta relativa à disputa entre COB e Confederação dos Clubes Formadores de Atletas Olímpicos, que pleiteia quinhão pela verba da Lei Piva, de aumentar de 2% para 2,5% o valor das loterias direcionado ao esporte, encontrou oposição.

Como está, fica. O vice- presidente de loterias da Caixa Econômica Federal, Wellington Moreira Franco, é contra a diminuição do valor da premiação. Diz que, apesar de não conhecer a proposta, acha ""difícil" isso ocorrer.

Receita. Uma das apostas do Palmeiras para conseguir cobrir as dívidas do clube é sua área de licenciamento.

Calote. Ao assumir a presidência do Palmeiras, Luiz Gonzaga Belluzzo assustou- se com o departamento. Apontou que havia gente que estampava a marca do Palmeiras em seus produtos mas não dava nada em troca.

Próxima fase. Após seminário com o comitê organizador da Copa-14 na semana que passou, os responsáveis pelos projetos das sedes terão de falar com o governo federal. A ideia é identificar o que é preciso em infraestrutura.


Colaborou EDUARDO ARRUDA , enviado especial a Bloemfontein

Dividida

"O Morumbi não deve receber jogos da Copa [de 2014]. Pelo custo para adequar o Morumbi para a Copa, será mais fácil erguer uma outra arena "
De ANDRES SANCHEZ , presidente do Corinthians



Próximo Texto: Estrutura para 2010 já faz 2014 parecer exagero
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.