São Paulo, sexta-feira, 14 de julho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL FC

Veto
A CBF liberou ontem lugares para jornalistas no vôo que vai levar a seleção brasileira de Foz do Iguaçu para Assunção, onde a equipe nacional enfrenta o Paraguai. Todos os veículos de comunicação podem conseguir uma vaga, mediante pagamento, menos a Folha e o ""Correio Braziliense", que foram vetados.

Negócios
A comissão técnica da seleção brasileira está preocupada com o assédio de empresários aos seus convocados. Os milhões virtuais estão tirando a concentração dos jogadores.

Turismo
A depressão que acometeu o São Paulo após a derrota na Copa do Brasil dá sinais de que está passando, pelo menos entre os reservas. Ontem, após um treino realizado pela manhã, os jogadores, liderados pelo gaúcho Carlos Miguel, fizeram um "city tour" por Maceió.

Custo Brasil
A tabela divulgada anteontem pelo Clube dos 13 da Copa João Havelange é inviável para a terceira divisão do futebol nacional. Algumas chaves trazem clubes do Rio Grande do Sul, do Paraná, de São Paulo e do Rio de Janeiro. O custo das viagens para essas equipes é muito alto.

Conflito...
Na recepção a Luiz Felipe Scolari ontem, no aeroporto de Belo Horizonte, duas enormes bandeiras da torcida organizada Máfia Azul, do Cruzeiro, traziam a figura do líder revolucionário Che Guevara, mártir da revolução socialista cubana.

...ideológico
Mas o técnico, que deixou o Palmeira para dirigir o time mineiro, no entanto, já se declarou simpático ao ex-ditador chileno Augusto Pinochet e outros nomes ligados à direita.

Pioneiro
A Unisul, vice-campeã da Superliga masculina de vôlei, acertou ontem a contratação do oposto Francesco Biribante. Ele será o primeiro italiano a jogar no vôlei brasileiro.


Gelada
O frio tem atrapalhado a preparação da seleção para o confronto contra o Paraguai. Segundo o Sistema Meteorológico do Paraná, a temperatura mínima na madrugada de ontem em Foz do Iguaçu foi a mais baixa dos últimos três anos: 0,6 grau abaixo de zero.

Transtorno
O gramado do estádio do ABC, local dos treinos da seleção, ficou coberto por uma fina camada de gelo, obrigando os funcionários a entrarem em campo. Só depois da "intervenção" é que os jogadores iniciaram o treinamento da manhã.

Popstars
Os cinco atletas do Cataratas que completam o time reserva da seleção tiveram ontem os seus 15 minutos de fama, sendo entrevistados por jornalistas de todo o Brasil. O goleiro Vilson e o zagueiro Sílvio Bélico, responsáveis por parar o ataque brasileiro nos dois primeiros coletivos, foram os mais assediados.

Parada dura
Fundado este ano e já eliminado da segunda divisão do Paranaense, o Cataratas não deverá porém ser presa fácil amanhã, no jogo-treino que fará com a seleção. No Estadual, aplicou 19 a 0 no Real. Além disso, o atacante Paraguaio, já negociado com o futebol suíço, foi convocado para o confronto histórico.

Linha dura
Hostilizado após a derrota para o Cruzeiro, o técnico Levir Culpi, do São Paulo, promete tomar medidas no CT e no Morumbi para deixar a torcida longe do time. Ele também vai restringir a presença de jornalistas nos dias de treino.

Ortografia olímpica
As placas que indicam as salas, inclusive a biblioteca, do COB, em um prédio no Rio, desafiam o bom português. Em todas elas está grafado "Comité" Olímpico Brasileiro, assim mesmo, com o acento agudo no lugar do circunflexo na primeira palavra.

DIVIDIDA

De Luizão, atacante do Corinthians, criticando a demora da diretoria do clube na contratação de reforços:
- Um time que conquistou o Mundial este ano não pode ficar nesta situação O único contratado até agora foi o André Luiz. Nem o Velloso conseguiram.

CONTRA-ATAQUE

Regime forçado
Logo que assumiu o cargo de treinador do Sport, em meados de maio, o técnico Emerson Leão deparou-se com um problema. O atacante Irani estava 8 kg acima de seu peso ideal.
Sempre polêmico em suas atitudes -quando dirigia o Atlético-PR, uma emissora de TV gravou declarações do treinador, durante o intervalo de um clássico contra o Coritiba, mandando bater no jogador Pachequinho-, Leão não titubeou. Exigiu que o atleta recuperasse a forma física em uma semana.
Numa tentativa de enquadrar o jogador, Leão ainda proibiu sua entrada na Ilha do Retiro enquanto não voltasse à forma física ideal.
Dito e feito. Sete dias depois Irani retornou ao Sport 7 kg mais magro. Leão acabou sendo obrigado a engolir o quilo a mais de Irani e reintegrou-o ao grupo.
A prova da recuperação de Irani veio anteontem. O atacante entrou no segundo tempo do jogo contra o América-MG mas nada pode fazer para evitar a derrota de seu time, a primeira de Leão no comando técnico do time pernambucano.
E-mail
painelfc.folha@uol.com.br


Texto Anterior: Clube Brasil quer torneio próprio
Próximo Texto: Multimídia - Daily Star - de Londres: Presidente da FIA critica Silverstone
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.