São Paulo, quarta-feira, 14 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ORGANIZAÇÃO

Atenas admite risco de apagão durante Jogos

DA REPORTAGEM LOCAL

Atenas corre o risco de ter um novo blecaute durante a Olimpíada, que será disputada de 13 a 29 de agosto, se a temperatura da cidade permanecer tão alta.
Anteontem, quando a um blecaute atingiu desde Larissa (centro da Grécia) até a ilha de Creta, no sul, os termômetros da capital chegaram a marcar 40C.
Segundo os responsáveis pelo sistema de energia elétrica grego, o uso excessivo de aparelhos de ar-condicionado sobrecarregou o sistema da capital do país.
De acordo com Evangelos Lekatsas, diretor do Sistema de Transmissão de Energia da Grécia, o país não conseguirá corrigir a falha, que resultou no corte de energia de anteontem, a tempo de não haver um blecaute semelhante durante a Olimpíada.
"O problema é que grande parte dos geradores de energia está no norte da Grécia, e os maiores gastos ficam em Atenas, que está localizada no sul. É importante ter fontes de energia também nessa região", analisou Lekatsas.
O blecaute gerou alguns vexames para o governo grego.
Um deles foi o plano frustrado do ministro dos Transportes, Michael Liapis, de realizar uma viagem experimental no bonde que unirá o aeroporto de Atenas ao centro da cidade. Sem energia, a composição parou, e o dirigente, acompanhado por jornalistas, fez a última parte do percurso a pé.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Malas, doping e Vila mexem com COB e atletas
Próximo Texto: O que ver na TV
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.