São Paulo, quarta-feira, 14 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Malas, doping e Vila mexem com COB e atletas

DA REPORTAGEM LOCAL
DA SUCURSAL DO RIO

Começa no peso da bagagem, passa pelos controles de doping e termina na Vila Olímpica.
O Comitê Olímpico Brasileiro e cerca de 80 dos 245 atletas que representarão o país na Grécia -segundo contagem da própria entidade -, externaram ontem suas preocupações com os Jogos.
A conversa foi realizada em forma de teleconferência e abrangeu nove cidades. Do Rio, dirigentes do COB apresentaram um esboço da rotina dos competidores na Grécia e ouviram pedidos e sugestões dos participantes.
Para os competidores, a dor de cabeça começa com o peso da bagagem. "Vou levar 5 kg só de suplementos alimentares. Vai faltar espaço para as roupas", disse o remador Thiago Gomes, preocupado com o teto de 20 kg por mala.
O COB se comprometeu a analisar os casos e tentar aumentar o limite sem que os esportistas precisem pagar pelo excedente.
O chefe médico da entidade, João Granjeiro, aproveitou para pedir precaução na reta final de preparação. "Gostaria que vocês informassem que tipo de suplemento alimentar estão tomando. Assim, evitaremos problemas com os controles de doping."
O foco dos alertas do comitê, porém, foi centrado em outra questão: o deslumbramento com a Vila Olímpica. Carlos Arthur Nuzman, presidente do COB, pediu para os brasileiros evitarem o clima de festa que reina no local.
Além de reunir o principais ídolos do mundo olímpico, a Vila contará com restaurantes e boates que ficarão abertos 24 horas.
"A Vila Olímpica é uma grande ilusão. A badalação engana e é traiçoeira. Por isso, fiz questão de alertá-los", disse o dirigente.
Além do ambiente festivo, o chefe da missão brasileira, Marcus Vinícius Freire, quer impedir uma farra gastronômica na Vila.
Ele chegou a pedir para os brasileiros esquecerem do McDonald's erguido lá. A loja promete oferecer lanches gratuitos para os competidores. "Peço para vocês não abusarem. Não quero que aproveitem a boca-livre", disse.


Texto Anterior: Só seis esportes vão diminuir de tamanho
Próximo Texto: Organização: Atenas admite risco de apagão durante Jogos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.