São Paulo, sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

memória

Andrea Moda e Tyrrell também foram punidas

DA ENVIADA A SPA-FRANCORCHAMPS

A punição imposta à McLaren ontem pela FIA não é de todo inédita.
Em 1984, a Tyrrell foi a primeira equipe a ser excluída do Mundial de Construtores, após serem encontradas diversas irregularidades. O time usou diversos artifícios proibidos pelo regulamento.
Pôs esferas de chumbo no depósito de água, usou assoalho irregular, com furos, e as análises feitas na água da injeção do motor revelaram a presença de gasolina.
Resultado: a Tyrrell foi vetada de disputar as últimas três corridas daquele ano e banida do Mundial. Também ficou sem a verba distribuída pela organização aos dez primeiros da classificação para a temporada seguinte.
Já a Andrea Moda, em 1992, teve destino mais cruel. Após calotes na FIA, seu proprietário, Andrea Sassetti, foi pego no paddock falsificando recibos. Cansada com o mau desempenho do time, que só se classificou para uma corrida na temporada, a entidade excluiu a equipe, alegando ser o melhor para o esporte. (TC)


Texto Anterior: McLaren perde pontos, US$ 100 mi e só
Próximo Texto: Expectativa marca espera por resultado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.