São Paulo, domingo, 14 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasileiro bate recorde e leva 2º ouro

Lucas Prado vence 200 m rasos na classe T11; na natação, Verônica Almeida ganha 1ª medalha feminina

DA REPORTAGEM LOCAL

Lucas Prado já havia declarado que sua maior disputa em Pequim seria contra Lucas Prado. Ontem, o brasileiro mostrou que a confiança em seu desempenho não era exagerada.
Nos 200 m rasos da categoria T11(cegos totais), o brasileiro conquistou seu segundo ouro no Ninho de Pássaro, com novo recorde mundial -22s48. Já havia vencido os 100 m rasos.
"Eu achei que a prova ainda não tinha terminado e queria correr mais quando o Justino [seu guia] me avisou que a gente tinha batido o recorde mundial", disse o campeão.
Justino revelou, após a prova, um dos segredos do sucesso do companheiro.
"O Lucas é conhecido na Vila Olímpica como o ceguinho falador. Ele canta, brinca e enquanto ele estiver ganhando medalhas está ótimo", afirmou.
Também nos 200 m rasos, mas na categoria T44, Oscar Pistorius, que tem as duas pernas amputadas, ganhou o ouro e bateu o recorde olímpico -21s67. O sul-africano havia tentando índice para os Jogos Olímpicos, sem sucesso.
No Cubo d'Água, Verônica Almeida conquistou a primeira medalha feminina do Brasil na competição. Ela terminou os 50 m borboleta da classe S7 em terceiro lugar, com 38s49.
"Meu técnico acreditava que eu podia nadar na casa dos 38 segundos e ele estava certo. Conseguimos", disse Verônica.
A brasileira é portadora da Síndrome de Ehlers-Danlos, doença rara que ataca articulações e reduz a produção de colágeno do corpo humano e utiliza cadeira de rodas.
A doença existe em vários graus. O da nadadora é 7, o mais grave. Verônica voltou a nadar há dois anos para ajudar a conter o problema e se destacou. Pela gravidade de sua doença, os médicos calculam que ela tenha de dois a seis anos de vida.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Tostão: Duas atípicas atuações
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.