São Paulo, sábado, 14 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mundial abre hoje corrida pela Olimpíada

Torneio na Dinamarca define quem vai ao Pré-Olímpico-07

CRISTIANO CIPRIANO POMBO
DA REPORTAGEM LOCAL

Começa hoje na cidade de Aarhus, na Dinamarca, o Mundial de ginástica artística mais difícil dos últimos anos.
Ao todo, são 548 ginastas que compõem 78 equipes (44 masculinas e 34 femininas) que lutam para manter vivo o sonho de chegar à Olimpíada, já que pela primeira vez o campeonato será classificatório para o Pré-Olímpico, que será no ano que vem, na Alemanha.
"É o Campeonato Mundial de maior tensão. Todo mundo está aqui na Dinamarca, e isso aumenta bastante a pressão sobre cada equipe e suas pretensões", diz Eliane Martins, supervisora de seleções da Confederação Brasileira de Ginástica.
Além de realizar o primeiro embate entre seleções desde a Olimpíada de Atenas-2004 e definir quem se manterá na luta para chegar a Pequim-2008, o Mundial marca o início de uma era na ginástica.
Pela primeira vez, o torneio ocorre sem a tradicional nota 10, abolida desde a instauração do novo código de pontuação da ginástica, em janeiro.
"Será o primeiro teste significativo para as novas regras, que servirá até para a sua consolidação perante o público. E a expectativa é a de um evento cheio de novidades, já que muitos ginastas devem apresentar novos elementos", diz Vera Atkinson, assessora de comunicação da federação internacional.
Ela destaca ainda a implantação definitiva do "olho eletrônico", o vídeo com replay instantâneo, que a federação internacional exige que seja utilizado em grandes eventos para evitar falhas de jurados, como a que ocorreu na última Olimpíada, quando um erro de arbitragem decidiu a disputa do ouro na principal prova masculina.
No tablado do NGRi Arena, na disputa por equipes, EUA, no feminino, e China, no masculino, defendem seus títulos.
O Brasil, que detém três medalhas na história dos Mundiais (dois ouros, com Daiane dos Santos e Diego Hypólito, e uma prata, com Daniele Hypólito), estreará no torneio amanhã, com o time masculino. A seleção feminina inicia sua participação na segunda-feira -o Mundial irá até o dia 21.
Além da vaga das equipes no Pré-Olímpico, os brasileiros estarão em busca de pontos no ranking internacional, que definirá até o final do próximo mês os oito atletas mais bem colocados de cada aparelho para a finalíssima da Copa do Mundo, marcada para dezembro, em São Paulo.
Hoje, os mais cotados para disputar o torneio são Daiane dos Santos e Diego Hypólito, líder e vice-líder, respectivamente, dos rankings de solo.


Texto Anterior: Azarão dos EUA pode encerrar era na MotoGP
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.